Ciência e Tecnologia

  • Assinatura do primeiro programa de cátedras com o IMPA

    Na quarta-feira, dia 22 de fevereiro, o Consulado Geral da França no Rio juntou-se ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para a assinatura de um acordo para lançar o primeiro programa de cátedras para o recebimento de professores e pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa francesas no IMPA, com a presença de seu diretor, Marcelo Vianna.

    lire la suite

  • Workshop da rede mundial WIN no Rio de 5 a 7 de dezembro

    O Rio recebe, de 5 a 7 de dezembro de 2016, um workshop internacional sobre o tema “Insecticide resistance in vectors of emerging arboviruses: challenge and prospects for vector control”. Este importante evento cientifico foi organizado como parte dos trabalhos da rede internacional WIN (Worldwide Insecticide resistance Network).

    lire la suite

  • Participe à quarta edição do concurso EURAXESS Science Slam Brazil e e concorra a uma viagem à Europa

    Concurso de comunicação científica organizado por EURAXESS Links Brazil , aberto a todos os pesquisadores ativos no Brasil (mestrando em diante). Todas as nacionalidades, todas as áreas.

    lire la suite

  • Candidate-se ao programa de cátedra de excelência na LANEF!

    O programa de doutorado proposto pelo LANEF é aberto a qualquer pesquisador seja ele junior ou senior. A duração pode variar de 9 meses (com possibilidade de dividir em 3 anos) até 36 meses. A chegada pode ser a partir do mês de janeiro de 2017.

    lire la suite

  • Resultado de atribuição das cátedras

    O comitê franco-brasileiro de seleção se reuniu no dia 22 de julho de 2016 para atribuir as cátedras no âmbito do programa de cooperação Universidade de Estado do Rio de Janeiro / Embaixada da França no Brasil.

    lire la suite

  • Palestra « Popularização da Fisica Quantica » com o Prêmio Nobel Serge Haroche

    Na ocasião da vinda no Rio de Janeiro do Professor Serge Haroche, Prêmio Nobel de Fisica 2012, o Serviço de Cooperação e Ações Culturais do Consulado Geral da França e o escritorio de CNRS no Rio de Janeiro organisaram um Café Cientifico « Popularização da Fisica Quantica ». Uma boa oportunidade para o público leigo de aprimorar essa área!

    lire la suite

  • Decoração do Dr. Walter Labanca pela UFRJ

    Dr. Walter Labanca, conhecido cirurgião cardiovascular e também advogado, membro da Ordem Nacional do Mérito da França, recebeu no dia 30 de junho de 2016 a Comenda de Membro Titular do Conselho de Minerva da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

    lire la suite

  • Claude Cohen-Tannoudji, Doutor Honoris Causa da UFRJ

    Claude Cohen-Tannoudji, físico francês, recebeu a medalha de ouro do CNRS (Centro Nacional de Pesquisas Cientificas da França) em 1996 e o Prêmio Nobel de física em 1997, recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa de diversas universidades europeias e americanas. No Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entregou-lhe na primeira semana de junho o titulo de Doutor Honoris Causa, uma semana depois da Universidade Federal de Pernambuco.

    lire la suite

  • Candidate-se às cátedras francesas na UERJ

    A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) lança pelo terceiro ano consecutivo, o programa de Cátedras a fim de receber professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e de pesquisa no Rio de Janeiro. Candidaturas abertas até 20 de julho !

    lire la suite

  • 3 bolsas de doutorado na Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense

    O Labex “Os passados no presente: história, patrimônio, memória” oferece três bolsas de doutorado de três anos cada para teses escritas numa das escolas doutorais da Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense. Candidaturas até 17 de junho de 2016. Início do contrato: 1° de outubro de 2016.

    lire la suite

haut de la page