A Comunidade Francesa da Circunscrição Consular do Rio de Janeiro

O Consulado Geral da França no Rio de Janeiro administra os Franceses que residem nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo, e dá assistência aos Franceses de passagem por esta região do Brasil.

JPEG

Mais de 7400 Franceses estão inscritos no Registro consular. O crescimento da comunidade francesa (inscrita no consulado), apesar de não ser grande, é constante. Mil novas inscrições foram registradas desde 2008.

A circunscrição do Rio de Janeiro (RJ, MG e ES) reúne um pouco mais de um terço (34,3 %) da comunidade francesa residente (e inscrita no registro dos Franceses estabelecidos fora da França) no Brasil.

A comunidade francesa se concentra principalmente no Estado do Rio de Janeiro (6500, ou seja 87 %), dos quais 5300 residem na cidade do Rio de Janeiro. Cerca de 800 Franceses (inscritos) residem no Estado de Minas Gerais (11 %) e 170 no Espirito Santo (cerca de 2 %).

As pessoas com dupla nacionalidade representam mais da metade dos inscritos (55 %), entre os quais 47 % são Franco-Brasileiros. A distribuição por faixa etária da população francesa da circunscrição corresponde à média nacional: 22,5 % têm menos de 18 anos, 63 % tem entre 18 e 64 anos e 14,5 % tem mais de 65 anos. A porcentagem de homens é, entretanto, superior à de mulheres (53,2 % / 46,8 %).

Países de origem: entre os inscritos, nota-se a mesma proporção de franceses nascidos na Europa que na América (48 %), o que logicamente, representa principalmente a repartição entre a França e o Brasil (3300 em cada um dos dois países). Pouco menos de 3 % são nascidos na África (principalmente Argélia e Marrocos).

Os franceses de passagem viajam principalmente entre os meses de dezembro e março, que correspondem aos meses de verão no hemisfério sul. Mais de 280.000 de nossos compatriotas visitaram o Brasil em 2014, que foi o ano da Copa do Mundo de Futebol. Cerca da metade deste número (118.000, contra apenas 80 000 em 2013) entrou no território pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro; é o maior contingente de turistas provenientes da Europa (ultrapassando os britânicos e os alemães).

Para saber mais sobre a população francesa no exterior, consulte: [>http://www.diplomatie.gouv.fr/fr/les-francais-a-l-etranger/la-presence-francaise-a-l-etranger/les-francais-etablis-hors-de/].

publié le 25/11/2015

haut de la page