A iniciativa francesa "Y Generation" escolheu o Brasil para fazer o seu lançamento

Durante a visita do seu Presidente de Honra, o Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus, o sistema inovador de formação profissional "Y Generation", anunciou oficialmente ter escolhido o Brasil para fazer o seu lançamento.

JPEGBarbara Raymundo, a mentora da incubadora da Yunus Negócios Sociais, o Professor Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz, e os fundadores do projeto "Y Generation", Ludovic de Gromard e Loïs Warner.

Durante uma viagem a Bangladesh para o estudo de modelos de empresas socialmente responsáveis, Ludovic de Gromard, 27, sócio do projeto "Y Generation", encontrou em Dhaka o Professor Muhammad Yunus, Premio Nobel da Paz.

Na ocasião, ele apresentou ao Professor o seu projeto "Y Generation", um sistema inovador de formação profissional destinado a jovens com grande potencial, oriundos de comunidades carentes de países em desenvolvimento. A ideia é de capacita-los para que possam trabalhar em grandes empresas francesas nesses países, que tem necessidade de contratar e manter funcionários qualificados.

O curso dura 12 meses e alterna trabalho com estudos, baseando-se numa tecnologia de ensino por internet (“e-learning”) inovadora e completamente individualizada, que permite que o jovem obtenha certos conhecimentos fundamentais (comunicação, matemática básica, resolução de problemas e noção de síntese). A pedagogia utilizada é conhecida como “de colega para colega” ("peer-to-peer"), ou seja, os alunos aprendem e em seguida ajudam os colegas que possam ter alguma dificuldade. As qualidades (soft skills) que garantem a empregabilidade do jovem são desenvolvidas graças a um acompanhamento individualizado (coaching), com técnicas desenvolvidas por neurocientistas.

Conquistado pela visão social e pragmática do jovem Francês, o Premio Nobel da Paz aceitou de imediato o convite para tornar-se Presidente de Honra do seu projeto de empresa socialmente responsável.

Tendo consultado e trocado informações com empresas francesas (Danone, Casino, Renault, Schneider Electric, Essilor e outras), Ludovic de Gromard e sua sócia Loïs Warner resolveram escolher o Brasil para dar inicio ao projeto. A decisão foi oficializada na recente visita do Professor Yunus, durante um jantar de trabalho no qual foi discutida a orientação estratégica do programa Y Generation.

O Professor Yunus insistiu sobre a importância de se elaborar cursos que se aproximem ao máximo das necessidades das empresas, o que é a chave para o sucesso do projeto. Atualmente em fase de testes e sendo acelerada na incubadora de novos negócios “Yunus Negócios Sociais” em São Paulo, a empresa Y Generation lançará o seu projeto-piloto em janeiro de 2016 no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Curitiba.

JPEG A empresa venceu a final europeia do concurso de empreendedorismo social da Universidade de Berkeley. A fotografia foi tirada durante a final mundial em São Francisco-EUA.

publié le 29/05/2015

haut de la page