Arianespace coloca em orbita um satélite geoestacionário para a operadora Embratel Star One

O foguete francês Arianespace lançou com sucesso dois satélites geoestacionários: o Star One C4, para a operadora privada Embratel Star One, primeira empresa de comunicações por satélite na América do Sul, e o MSG-4, para a operadora EUMETSAT, agencia europeia dedicada à observação do tempo, do clima e do meio-ambiente.

JPEG

O terceiro lançamento do ano feito pelo Ariane, que ocorreu no dia 15 de julho às 18h42 (hora de Kourou) no Centro Espacial da Guyana (CSG), ilustra muito bem a dupla missão do Arianespace: garantir à Europa um acesso independente ao espaço e impor-se como referência no mercado do transporte espacial comercial.

30 anos de sucesso, junto à Embratel Star One

Baseada no Brasil, a Embratel Star One é a primeira operadora latino-americana de comunicações por satélite. Construído pela Space Systems/Loral (SSL), o Star One C4 é o 10º satélite da empresa. Ele aumenta a capacidade dos serviços de telecomunicações, de transmissões televisivas e da internet no Brasil, nos demais países da América do Sul, no México e nos Estados Unidos.

O Arianespace e a Embratel Star One mantém há 30 anos uma colaboração de sucesso, o Arianespace tendo lançado todos os satélites da Embratel Star One. Além disso, com o lançamento do Star One C4, o SSL e o Arianespace comemoram a sua 50ª missão conjunta em direção à órbita de transferência geoestacionária. Entre os novos pedidos recebidos pelo Arianespace, há 14 outros satélites construídos pela SSL.

Logo após a confirmação da entrada em orbita dos dois satélites, Stéphane Israël, Presidente e Diretor-geral do Arianespace, declarou: “Esta noite, orgulhosamente anuncio que o Arianespace cumpriu uma dupla missão: por um lado, com a Embratel Star One, operadora privada cujo satélite Star One C4 reforça sua posição no continente americano, e por outro lado com a agencia europeia EUMETSAT, que coloca em funcionamento o seu quarto e ultimo satélite de Segunda Geração, o MSG-4. Agradeço aos nossos clientes por sua fidelidade, que se mantém inabalável há mais de trinta anos: juntos, tivemos a honra de colocar o Espaço à serviço de uma vida melhor na Terra, contribuindo com o desenvolvimento sustentável de nosso planeta, lembrando que dentro de alguns meses teremos em Paris a Conferência sobre o Clima, a COP 21”.

Source: Arianespace, comunicado de imprensa do 15 de julho de 2015

publié le 11/08/2015

haut de la page