As vozes das periferias na Maison!

Quinta-feira, dia 12/05, a Maison, novo espaço cultural do Consulado da França, abriu as portas para as vozes emergentes das comunidades da periferia do Rio. O motivo da noite foi o lançamento na França dia 20 de maio do livro « Génération Favela » escrito por Marie Naudascher e Hélène Seingier, ilustrado pelo artista Alexandre de Maio, com prefácio assinado pelo Jean Wyllys.

JPEG
JPEG
JPEG

12 retratos, 7 cariocas, 5 paulistas, 3 autores, 28 ilustrações, meses de reportagens e encontros.

12 retratos, 7 cariocas, 5 paulistas, 3 autores, 28 ilustrações, meses de reportagens e encontros. Alguns dos personagens, retratados no livro como heróis das favelas cariocas, foram recebidos pelo Consul Geral, Brice Roquefeuil, e por um público entusiasmado que lotou a Maison. Regina Tchelly, do projeto Favela Orgânica da Babilônia deu o tom da noite, pedindo a todos que se levantassem, inclusive o Consul, para abraçar, cumprimentar e massagear os vizinhos ao redor. Pronto, o bom humor tinha contagiado a todos.
JPEG
Depois foi a vez de Nadine Gonzales e Andrea Fasanello ocuparem a cena com a escola de moda da Casa Geração. Enquanto as diretoras apresentavam a escola, as lindas modelos surgiram entre as estantes de livros, desfilando no meio do público. Viviane Salles da Cidade de Deus (Poesia da esquina) e Thainã Medeiros do Complexo do Alemão (Papo Reto) se revezaram no microfone.
JPEG
O Sarau improvisado dos poetas do grupo Enraizados cativou a todos com versos impactantes. Por fim, Regina, sempre ela, serviu a todos as delícias que saíram de sua cozinha da Babilônia, harmonizadas com vinho francês, bien sûr ! Poetas, cozinheiras, modelos, autores, ilustradores, Consul, jornalistas e todo o público encerraram a noite na varanda da Maison, curtindo as luzes do Centro da cidade.

Os autores no colegio bilingue de Niteroi

Sexta-feira 13/05, Marie Naudascher e Alexandre De Maio foram apresentar o livro aos alunos do CIEP 449 Leonel Brizola, o colegio bilingue franco-brasileiro de Niteroi. Os jovens receberam os autores com muita curiosidade, alguns se demostraram muito interessados pela profissão de desenhista !

Página oficial do livro: https://www.facebook.com/generationfavela/

Confira as fotos da noite de lançamento:

JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG

publié le 15/05/2016

haut de la page