CARAVANA CAMPUS FRANCE DE ESTUDOS NA FRANÇA

O Consulado Geral da França do Rio de Janeiro e o Campus France têm o prazer de anunciar a caravana de estudos na França para estudantes de graduação e pós-graduação nos dias 13 e 14 de novembro na UFRJ e UERJ

JPEG


CARAVANA CAMPUS FRANCE

Dias 13 e 14 de novembro, no Rio de Janeiro

DIA 13/11, a partir das 15hs: UFRJ – COPPE

DIA 14/11, a partir das 9hs: UERJ

Representantes de universidades francesas de ensino nas áreas de engenharia, química, eletrônica, informática, biologia, agricultura e telecomunicações, entre outras, estarão no Rio de Janeiro nos dias 13 e 14 de novembro para apresentar suas instituições e conversar com os interessados em iniciar seus estudos ou se aperfeiçoar em cursos de graduação, masters e doutorados que estão entre os melhores do mundo.

Dentre os programas abordados, está o “Ciência sem Fronteiras”, que oferece aos estudantes e jovens pesquisadores brasileiros até 10 mil bolsas de estudos para a França entre 2012 e 2015. Dois editais estão em andamento: para a graduação até o dia 29 de novembro e para a pós-graduação até o dia 20 de dezembro.

Convidamos todos os candidatos interessados em realizar seus estudos de graduação e pós-graduação na França a participar desse evento único.

O evento é promovido pelo Consulado Geral da França do Rio e pelo Campus France com o apoio da Aliança Francesa e contará com a presença de uma delegação de quatro instituições francesas de excelência que representam dezenas de cursos de graduação, escolas de pós-graduação e instituições de Pesquisa.
Representantes de grandes empresas francesas e ex-alunos que realizaram seus estudos na França também conversarão com o público.

O número de estudantes brasileiros matriculados nas universidades e Grandes Ecoles francesas tem aumentado consideravelmente nos últimos 5 anos. Isto porque essas escolas já reconhecem a qualidade das melhores instituições brasileiras de ensino superior, com as quais mantêm um grande número de parcerias. Os estudantes buscam cada vez mais trilhar um percurso de excelência, o que atualmente significa possuir uma formação internacional em instituições renomadas mundialmente.

A Aliança Francesa do Rio de Janeiro estará presente na Caravana Campus France de estudos na França. Ela realiza os testes de proficiência em língua francesa exigidos no programa ‘Ciência sem Fronteiras’ para a graduação, dentre outros, além de oferecer cursos preparatórios para os mesmos. Há três opções de exames de proficiência : CAPES/CNPq, DELF A2 à B2 ou DALF e TCF A2 à B2.

Instituições presentes:

• Université Pierre et Marie Curie (UPMC)
• L’Université Nantes Angers Le Mans (UNAM)
• Université de Franche-Comté
• Université d’Orléans

Université Pierre et Marie Curie
[http://www.upmc.fr/] )]

Sexta universidade européia no ranking de Xangai, a UPMC acolhe mais de 5 mil pesquisadores e acadêmicos que trabalham em 120 laboratórios divididos em quatro pólos. Mais de vinte patentes são apresentadas a cada ano e mais de 250 acordos de cooperação assinados com prestigiadas universidades estrangeiras.

A UPMC reúne grandes áreas disciplinares como a matemática (primeiro lugar em todo o mundo), química (no "top 5"), física (no "top 10"), eletrônica, informática, mecânica, ciências da terra e meio ambiente, ciências da vida e medicina.
Os temas apresentados na Caravana do Rio são:
Ciência da Comunicação, Tecnologia da Informação, Medicina, Biologia, Agricultura, Ecologia e Química.

PRES L’UNAM - L’Université Nantes Angers Le Mans

[http://www.lunam.fr/])]
Os temas de pesquisa apresentados na Caravana do Rio:
Química, Agricultura, Ecologia, Direito, Economia, Medicina Tecnologia da Informação, Ciência da Comunicação, Literatura, Ciências Humanas e Biologia.

Université de Franche-Comté
http://www.univ-fcomte.fr/

Os temas de pesquisa apresentados na Caravana do Rio são:
Ciências da Engenharia, Física e microtécnicas.

Université d’Orléans
http://www.univ-orleans.fr/

Os temas apresentados na Caravana do Rio são:
Saúde, Biologia e Química.

SERVIÇO

:

CARAVANA CAMPUS FRANCE DE ESTUDOS NA FRANÇA

DIA 13 DE NOVEMBRO, A PARTIR DAS 15HS

LOCAL: UFRJ
UFRJ, Auditório da Coppe: Centro de Tecnologia (CT), bloco G, sala 122
Cidade Universitária

DIA 14 DE NOVEMBRO, A PARTIR DAS 9HS

LOCAL : UERJ
Auditório Cartola - Centro Cultural da UERJ (Prédio dos Alunos)
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã

ENTRADA FRANCA

Mais informações disponíveis no Dossier de Presse

Marine Le Corre
Chargée de mission scientifique et universitaire / Assessora para a Ciência e a Tecnologia
Consulat Général de France à Rio de Janeiro / Consulado Geral da França no Rio de Janeiro

-  Tél: (+55 21) 3974 6646

-  marine.le-corre@diplomatie.gouv.fr

publié le 26/01/2015

haut de la page