COP21, Jean Mendelson: "O Brasil é um pais de soluções!"

Jean Mendelson, Embaixador itinerante da República Francesa para o clima, encarregado das regiões da América Latina e Caribe nos preparativos para a Conferência das Nações Unidas, que ocorrerá em Paris em dezembro de 2015 (COP21), participou do seminário "CNI Sustentabilidade" no Rio de Janeiro, onde foi discutido o compromisso das empresas brasileiras na luta contra as mudanças climáticas.

O Embaixador francês para a América Latina e Caribe para a pre...

O Embaixador francês para a América Latina e Caribe para a preparação da #COP21, Jean Mendelson:"o Brasil é um pais solução"COP21 #COP21 #clima #AgendadasSolucoes Unidos Pelo Clima

Posted by Consulado da França no Rio on lundi 7 septembre 2015

Perguntas e respostas com Jean Mendelson, Embaixador itinerante para o clima:

Qual é o papel de um Embaixador itinerante para o clima?

Junto com a nomeação da representante e encarregada das negociações pela França, Sra. Laurence Tubiana, em março de 2015 foram nomeados quatro embaixadores, para darem apoio às negociações. Somos, portanto, quatro Embaixadores com uma boa experiência, e fomos contratados devido à nossas respectivas competências regionais, para estarmos em contato com todos os interlocutores, ou seja, todos os Estados-membros que participarão desta conferência. Nossa missão é conhecermos os pontos críticos, as expectativas, as preocupações e os limites de cada um, entrando em contato com os negociadores localmente sempre que possível, de modo a antecipar as dificuldades e termos o máximo de informações para a conferência, e da melhor maneira possivel. Ontem, por exemplo, tive a oportunidade de me reunir com a Ministra do Meio-Ambiente do Brasil, a Sra. Izabella Teixeira. Eu não sou negociador. Eu levo as informações aos negociadores, sobre as problemáticas locais e também sobre problemas que podem ser paralelos às questões climáticas, de forma que o Ministro Laurent Fabius e a Embaixadora Laurence Tubiana tenham o máximo de informações sobre a realidade dos participantes da Conferência.

Como a França está preparando a presidência da COP21?

Temos que criar condições propicias para os acordos. Estamos organizando o acolhimento de todos os participantes, o que já é um enorme desafio, pois estamos falando de 50.000 pessoas! Vamos receber a sociedade civil, as delegações e os jornalistas. A França decidiu receber todos os participantes em um mesmo lugar, Le Bourget. Queremos encorajar os contatos entre os diversos atores, como uma forma de amenizar as tensões. O evento deverá naturalmente ser neutro em carbono, e a culinária francesa terá o seu espaço, durante todo o encontro. Paris está pronta para acolher os participantes da COP21.

Qual o lugar do Brasil na COP21?

O Brasil é um país onde há um alto nível de emissões, mas é também um pais de soluções. Temos o problema do desmatamento, mas ao mesmo tempo a floresta é uma fonte de soluções do ponto de vista científico. Esta minha visita é muito especifica, se for comparada às minhas visitas anteriores, e isso é normal, pois o Brasil é um país bem específico na América Latina. Politicamente e economicamente, é um parceiro importante, que ocupa uma posição regional considerável.

Localmente, o que podemos esperar das embaixadas e dos consulados, com respeito à conferência?

As embaixadas são nossos pontos de referência e são essenciais na divulgação de informações, e esse tipo de negociação é como uma filigrana, de uma imensa complexidade. Laurence Tubiana tem falado sempre da necessidade de apresentarmos elementos informativos afim de mobilizar os diferentes atores. As embaixadas desenvolvem diversas ações de informação junto ao publico. No Brasil, a Caravane du Climat é um programa itinerante dedicado à problemática das mudanças climáticas. Conferências com especialistas em climatologia, como Hervé Le Treut - que esteve o Rio na semana passada - além de exposições e festivais de filmes, informam e abrem debates em torno de questões importantes que serão discutidas durante a COP21.

Para maiores informações sobre a Caravana do Clima no Brasil, leia o artigo: La Caravane du climat au Brésil : direction COP21 à Paris !

JPEG

JPEG

publié le 15/09/2015

haut de la page