Caravana do Clima no Brasil: rumo à COP21 em Paris!

O ciclo de eventos « Caravana do clima no Brasil: rumo à COP21 em Paris! » inscreve-se no âmbito da preparação da 21a reunião da Conferência das Partes à Convenção-quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Paris em dezembro de 2015.

JPEG

Seminários com projeções-debates e mesas redondas

Estes seminários são abertos ao público em geral, e, mais particularmente, a um público de estudantes, professores e pesquisadores e são criados visando a organização de projeções-debates de documentários e de mesas-redondas sobre temáticas relacionadas com o clima.

Concurso de comunicação Científica: « Minha pesquisa sobre o clima e o desenvolvimento sustentável em 180 segundos ».

Trata-se de um exercício de comunicação e popularização científica, para doutorandos e pesquisadores com menos de 35 anos fazendo suas pesquisas no Brasil sobre toda temática relacionada às mudanças climáticas e ao desenvolvimento sustentável. A seleção será feita em duas etapas, através de vídeos de 180 segundos, seguida de uma apresentação oral, dinâmica, inovadora e pedagógica, com a mesma duração das respectivas pesquisas. As línguas do concurso são: o francês, o português e o inglês. A final ocorrerá no fim do mês de setembro de 2015, no Rio de Janeiro, diante de um público composto de especialistas e não especialistas no assunto.

Para mais informações :http://www.ambafrance-br.org/Concurso-de-Comunicacao-Cientifica

Cafés científicos

O café científico é um evento realizado em português, com entrada franca e aberta ao público em geral. O objetivo destes encontros é o de criar um espaço informal e convivial de discussões sobre questões científicas e sociopolíticas atuais, permitindo uma reflexão e comparação entre França/Brasil, e, mais especificamente sobre temáticas relacionas ao clima no âmbito da Caravana do clima. As problemáticas serão apresentadas e debatidas por três especialistas no assunto, pesquisadores, mas também responsáveis políticos e membros da sociedade civil, franceses e/ou brasileiros, que responderão às perguntas do público.

Exposições científicas sobre o clima

Trata-se de quatro exposições com painéis bilíngues francês/português circulando na rede das Alianças Francesas no Brasil e dos parceiros franceses das antenas culturais dos consulados gerais e da embaixada da França no Brasil :
- 60 soluções para a mudança climática , da AFD
- Rios, climas e homens, do IRD
- Alterações climáticas ,do Universcience
- A água no centro da Ciência, do IRD

Concurso de Fotografias e slogan sobre as mudanças climáticas

Organização de um concurso de fotos/slogans sobre as mudanças climáticas para alunos de escolas francófonas de ensino secundário do Estado do Rio de Janeiro. As produções selecionadas serão apresentadas através de uma exposição itinerante em diversos estabelecimentos de ensino.

PROGRAMME DU MOIS DE JUIN

JPEG

publié le 03/06/2015

haut de la page