Izabella Teixeira parabeniza o Governo Francês por seu papel decisivo no Acordo histórico de Paris

Na manhã do dia 4 de março, a ministra do meio ambiente, Izabella Texeira, e o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, participaram de uma conferência no Museu do Amanhã sobre o "Acordo de Paris". A ocasião, para a ministra, de parabenizar o Governo Francês por seu papel decisivo na celebração de um acordo assinado por 195 países do mundo em Paris em dezembro de 2015, durante a COP21.

JPEG

O evento contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do embaixador da França, Laurent Bili, do negociador-chefe do Brasil no clima, embaixador José Antonio Marcondes, e de representantes dos setores de logística, agropecuária, energia, governos locais e juventude. O encontro foi mediado pela jornalista Sonia Bridi.

JPEG
A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Texeira, e o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, apertando as mãos simbolicamente.

"A França teve um papel decisivo nas negociações, antes e durante a COP21. O Acordo de Paris é histórico, pela primeira vez discutimos soluções e não problemas" declarou a ministra agradecendo o Governo Francês pelo seu envolvimento na preparação da COP21.

JPEG
O Embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, declarou nunca ter visto em sua carreira de diplomata uma tamanhã mobilização como a da COP21.

O embaixador da França no Brasil Laurent Bili e o embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho falaram em nome do papel da diplomacia na condução do acordo. Para ambos, Paris foi um sucesso. "O Governo Brasileiro liderou boa parte das negociações, o acordo deve muito ao Brasil" lembrou o embaixador Laurent Bili.

A ministra Izabella Teixeira afirmou que a sociedade precisa agora pressionar o Congresso pela ratificação do acordo do clima. Ela exaltou a relevância do envolvimento da sociedade brasileira nas escolhas que serão feitas nos próximos anos no Brasil.

fonte: Observatório do Clima

publié le 16/03/2016

haut de la page