Conferências com Jacques Leenhardt sobre os 200 anos da Missão Artística Francesa no Brasil

Para comemorar os 200 anos da vinda para o Brasil da primeira Missão artística francesa, o Professor Jacques Leenhardt, orientador da Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais de Paris e especialista da obra de Jean-Baptiste Debret, realizará três conferencias no Rio de Janeiro, nos dias 24/05, 31/05 e 02/06.

JPEG

Filósofo e Sociólogo, Jacques Leenhardt é o Orientador da Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais de Paris, onde dirige a equipe de pesquisas EFISAL: “Funções imaginárias e sociais nas artes e na literatura”, com foco na América Latina. Atualmente ele é considerado o maior especialista francês no assunto, especialmente no que se refere à Jean-Baptiste Debret.

Dia 24 de maio (Casa do Saber): VIAGEM ENTRE MUNDOS - Os 200 anos da Missão Francesa

Jacques Leenhardt será o convidado de honra desta conferência, que terá como tema a influencia da Missão Artística Francesa no processo de construção da identidade brasileira, que transformou a antiga colônia portuguesa em um dos maiores países da América do Sul.

Dia 31 de maio (Aliança Francesa de Botafogo): Conferência com Jacques Leenhardt e Rosana Lanzelotte

Dando continuidade ao ciclo de conferências sobre a Missão Artística Francesa iniciado dia 24 de maio, Rosana Lanzelotte, musicista especializada em música da época da Missão Artística e especialmente na obra de Sigismund Neukomm (músico que veio para o Brasil um pouco depois da Missão Artística).

Dia 2 de junho (Casa de Rui Barbosa): 200 ANOS DA DESCOBERTA DO BRASIL POR JEAN-BAPTISTE DEBRET

Publicada na França nos anos 1830, a obra de Debret teve pouca repercussão. Contrariamente, ao ser publicado no Brasil, o livro recebeu criticas muito negativas. A primeira reedição francesa, coordenada por Jacques Leenhardt, veio acompanhada do tema seguinte: a representação da sociedade brasileira que é apresentada na obra de Debret foi o motivo do longo silencio que houve após a sua publicação e a razão pela qual está sendo redescoberta agora.

JPEG

publié le 13/05/2016

haut de la page