Cooperação França-Brasil: 1ª licitação de projetos em prol da inovação industrial!

Iniciado em 2011, o programa de cooperação bilateral entre a França e o Brasil em termos de pesquisa e desenvolvimento industrial teve essa semana um avanço significativo.

O grupo de trabalho franco-brasileiro pela inovação anunciou na quinta-feira dia 18 de junho, durante a sua 3ª reunião no Rio de Janeiro, o lançamento de uma primeira licitação de projetos. Seu objetivo: apoiar as iniciativas de pesquisa e desenvolvimento conduzidas conjuntamente por empresas francesas e brasileiras no setor industrial, através de financiamentos públicos nos dois países.

Os oito setores envolvidos são: Tecnologia da Informação, Desenvolvimento Urbano Integrado, Biotecnologias, Química Verde, Biocombustíveis, Petróleo & Gás, Energia et Cosméticos.

Os projetos devem implicar pelo menos uma empresa de cada país, justificando os impactos equilibrados e complementares entre os parceiros. O valor agregado de uma parceria tndo em vista o desenvolvimento do novo produto/ serviço/ procedimento deve ser demonstrado, com uma estratégia detalhada em termos de propriedade intelectual e de comercialização nos dois países.

A licitação esta aberta às parcerias já identificadas, mas há uma plataforma on-line à disposição das empresas para ajudá-las, facilitando a procura de parceiros no outro pais.

Todas as propostas aceitas poderão receber financiamentos públicos para a sua execução. Cada parte será responsável, em seu país e por sua parte do projeto, pela realização dos tramites junto às entidades de financiamento do programa: o BpiFrance na França e o BNDES no Brasil.

A data limite para a apresentação dos projetos foi marcada para o dia 16 de outubro de 2016. Os resultados serão anunciados por ordem de aprovação, até o dia 16 de dezembro de 2016.

Para maiores informações: http://cooperacaointernacional.mdic.gov.br/

publié le 30/09/2015

haut de la page