EVENTOS CULTURAIS franceses durante a Copa do Mundo

EVENTOS CULTURAIS DURANTE A COPA DO MUNDO NO BRASIL

JPEG

Debates, festival de cinema Cinéfoot nas doze cidades sede da Copa, turnê de DJs franceses, copa do mundo de futebol dos liceus franceses do exterior,etc. Inúmeros eventos culturais organizados e apoiados pela rede cultural francesa no Brasil vão acompanhar a Copa do Mundo.

A Casa oficial da torcida francesa se chamará Casa Bleu e será instalada em Porto Alegre, Salvador e no Rio de Janeiro. A programação é intensa!

Turnê de DJs Franceses

O Bureau Export e os Serviços de Cooperação e Ação Cultural organizam durante a Copa do Mundo da FIFA, Brasil 2014, uma turnê de DJs franceses que acompanhará a equipe francesa.

15/06 - Porto Alegre - Joris Delacroix e Agoria
18/06 - Ribeirão Preto - Joris Delacroix e Agoria
20/06 – Salvador - Joris Delacroix e Agoria
21/06 - Belo Horizonte - Joris Delacroix e Agoria
24/06 - Rio de Janeiro - Joris Delacroix e Agoria (Miranda - Espaço Lagoon)
27/06 - São Paulo - Joris Delacroix

Festival Cinéfoot

O festival Cinefoot é um festival temático dedicado ao futebol. Em sua 5ª edição e por ocasião da Copa do Mundo, o festival terá duas fases. A primeira começa no fim de maio no Rio e termina no começo de junho em São Paulo e Belo Horizonte. Em seguida, durante a Copa do Mundo, o festival migrará para todas as cidades que receberão a competição.

Três filmes franceses foram selecionados para o Festival esse ano:
« Les Aigles de la Forêt » (Gaviões da floresta), de Alexandre Bouchet e François Cardona
« Looking for Rio », de Gilles Perez e Emmanuel Besnard
« Les Rebelles du fooball » (Rebeldes do Futebol) , de Gilles Rof e Gilles Perez
- Mais informações, no site: http://www.cinefoot.org/
Ao redor do Festival Cinéfoot

O cineclube do Consulado da França na cidade, o Cinemaison, organiza um ciclo Cinefoot durante toda a Copa do Mundo, no qual também serão exibidos os filmes selecionados no Festival Cinéfoot.

Rio de Janeiro

De 8 a 15 de junho de 2014, será realizada em Brasília a copa do mundo dos liceus franceses do exterior, com o patrocínio da fundação Lilian Thuram, que também estará presente em Brasília durante essa semana para acompanhar os alunos e dar palestras.

O projeto da copa do mundo dos liceus franceses do exterior consiste em uma prática intercultural sobre os valores educativos do futebol visando promover a prática esportiva como portadora de valores humanistas.

O projeto está articulado em torno de dois eixos principais:

1/ uma competição esportiva na forma de um torneio que será realizado de 8 a 15 de junho de 2014 em Brasília.
A competição esportiva possui uma equipe por país: 10 equipes de mulheres e de homens, vindos de liceus franceses do exterior, uma equipe francesa composta de crianças de 3 liceus franceses no Brasil (Rio, SP, Brasília), uma escola brasileira de Brasília.

Os países classificados: Brasil (equipe local), Canadá, Emirados Árabes Unidos, França (representados pelos 3 estabelecimentos franceses no Brasil), Grécia, Irlanda, Quênia, Líbano, Níger, Singapura, Tunísia.

2/ um projeto educativo em parceria com a fundação Lilian Thuram (jogador da equipe francesa de 1998), “educação contra o racismo”, sobre a temática “o esporte é um valor de integração”. Lilian Thuram estará em Brasília nessa ocasião e comandará as atividades esportivas e educativas com as crianças. Ele dará uma palestra aberta ao público dia 10 de junho de 2014, às 19h, na Aliança Francesa de Brasília.

publié le 09/06/2014

haut de la page