Em breve uma nova Mediateca na Casa Europa

JPEG

Fechamento temporário da mediateca para reforma

A mediateca da Maison de France (nova Casa Europa) fechará suas portas a partir de 4 de agosto de 2014, a fim de implementar uma grande reforma. Vinte e cinco anos após a inauguração da mediateca, as obras permitirão modernizar sua infraestrutura e oferecer ainda mais conforto ao público. A reabertura está prevista para março de 2015.
Um vídeo de apresentação do novo espaço da Mediateca está disponível online, assista clicando aqui.

Funcionamento alternativo: biblioteca provisória no 4° andar

Durante o fechamento, os leitores poderão dispor, a partir de 1° de setembro, de uma biblioteca provisória no quarto andar da Casa Europa, em um espaço reservado para tal no Serviço de Ação e Cooperação Cultural do Consulado Geral da França. Esta biblioteca estará aberta nos horários habituais, de terça a sexta de 10h30 às 18h30.
Os leitores também irão dispor de uma sala de leitura na Aliança Francesa, situada no terceiro andar da Casa Europa.

A biblioteca digital Culturethèque continuará, é claro, permitindo o acesso a jornais, revistas, livros, quadrinhos, documentários, vídeos, desenhos animados e música.}
O portal Bibliofranca.org.br, bem como o perfil Facebook Portal Bibliofranca, darão continuidade à missão de informação sobre o mundo literário francês no Brasil e sobre o andamento das obras}.
Antes do fechamento, de 10 de julho a 1° de agosto, os leitores inscritos poderão pegar emprestado um grande número de livros e documentos que poderão ser guardados até o dia da reabertura.


Entrevista com Marion Loire, do escritório do Livro e coordenadora das mediatecas francesas da Embaixada da França no Brasil.

JPEG

Como surgiu o projeto de modernizar a mediateca?
A mediateca tem hoje vinte e cinco anos e se tornou necessário reformá-la, em especial para adaptá-la às novas tecnologias. Desde 1991, a biblioteca evoluiu bastante: ela hoje é equipada com computadores, uma conexão wifi e um importante acervo digital. Através dessa renovação da mediateca, desejamos oferecer aos leitores ainda mais conforto, sobretudo com a criação de mais espaços de trabalho.

Qual o perfil do público da mediateca ?
Aproximadamente mil pessoas estão inscritas na mediateca que recebe cerca de 120 leitores por dia, dentre eles, estudantes, pesquisadores e jornalistas, sendo a maior parte brasileiros especializados em ciências humanas, ponto forte do nosso acervo.

O público da mediateca é composto também por estudantes de língua francesa que vêm para descobrir a ampla seleção de obras e documentos lançados na França tanto no campo da literatura quanto no das ciências sociais.

Qual é o lugar desta mediateca na rede pública de bibliotecas no Brasil ?
A mediateca que data da criação da Maison de France representa um local familiar para os cariocas e se insere na rede das grandes bibliotecas públicas com as quais, ao longo dos anos, se desenvolveram estreitos laços de cooperação.

Para a reabertura, uma rica programação de debates está sendo elaborada para celebrar o novo espaço tão apreciado pelos leitores cariocas.

O projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico está sob a responsabilidade da equipe do arquiteto Peckson
JPEG
JPEG
JPEG

Para conhecer a nova mediateca, assista o vídeo de apresentação da Mediateca realizado pelo Consulado Geral da França, em dezembro de 2012 :
http://riodejaneiro.ambafrance-br.org/La-video-du-mois-de-decembre-la
Para maiores informações : http://www.bibliofranca.org.br/
catálogo online aqui.

publié le 28/08/2014

haut de la page