Encontro do Cônsul Geral com o Prefeito de Petrópolis

O Cônsul Geral, Brice Roquefeuil, e os representantes da agência Business France se encontraram com o Prefeito de Petrópolis, Rubens José de França Bomtempo, para uma visita ao Parque Tecnológico da Região Serrana.

Encontro com o Prefeito de Petrópolis, Rubens José de França Bomtempo

JPEG
O Cônsul Geral, Brice Roquefeuil, o Prefeito de Petrópolis, Rubens José de França Bomtempo e o Cônsul Geral Adjunto, Jean-François Laborie.

Durante a reunião, da qual participaram representantes da agência Business France de promoção das empresas francesas no exterior, foram abordados diversos assuntos ligados às relações econômicas e culturais entre a França e o município de Petrópolis. O Cônsul Geral parabenizou o Prefeito pelo projeto do supercalculador, o mais poderoso computador da América Latina, um elemento estratégico de atratividade para as grandes empresas, especialmente as francesas: “Temos aqui uma verdadeira prova do dinamismo do município no setor tecnológico”, acrescentou.

O Prefeito aproveitou para lembrar que a cidade de Petrópolis criou um ambiente tecnológico particularmente evoluído, baseado em três projetos prioritários:

  • a conectividade de banda larga de altíssima velocidade cobrindo os pontos estratégicos do município, um elemento essencial tendo em vista a chegada do supercalculador;
  • um polo universitário reforçado pela inauguração recente de um campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Petrópolis ;
  • o projeto Quitandinha Digital que veio reforçar as infraestruturas disponíveis no município, complementando o Parque Tecnológico da Região Serrana.

JPEG
JPEG
A reunião contou também com a presença do Secretário Municipal da Ciência e Tecnologia, Airton Coelho Vieira Junior, da responsável do escritório da Business France no Rio de Janeiro, Roberta Lara Fernandes e do conselheiro em tecnologia do escritório Business France de São Paulo, Gustavo Calazans

Visita ao Parque Tecnológico da Região Serrana

A delegação teve a oportunidade de visitar o Parque Tecnológico da região serrana, situado em Petrópolis, no bairro Quitandinha. A visita, organizada pela agência Business France, começou pelo centro de operações para a América Latina da empresa francesa Orange , que tem 240 empregados, sendo a maioria deles formados na região serrana. A principal atividade do centro de operações é de responder às necessidades de grandes grupos multinacionais (Vale, Carrefour, Renault-Nissan...) em aspectos operacionais próprios às tecnologias da informação e da comunicação (TIC). O centro está operando 24 h por dia, 7 dias por semana.

JPEG
JPEG
JPEG

A empresa Excellion Biotech apresentou em seguida suas atividades de pesquisa no setor de biotecnologia, principalmente em ortopedia. O Cônsul Geral lembrou que um fundo de investimentos foi criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em conjunto com a Banque Publique d’Investissement (BPI France), afim de financiar os projetos franco-brasileiros no setor de pesquisa médica.

JPEG

A última parte da visita foi na empresa Info4, que apresentou a grande diversidade de suas ofertas integradas, que permitem a avaliação de uma imagem de marca nas mídias e nas redes sociais.

JPEG
Roberta Lara (Agencia Business France), Alexandre Macedo (diretor associado do grupo Info4), Gustavo Calazans (Agencia Business France) e Jonny Klemperer, (coordenador do Parque Tecnológico)

Visita à Aliança Francesa de Petrópolis

O Cônsul Geral e o Cônsul Geral Adjunto visitaram também a Aliança Francesa de Petrópolis, que recebe todo ano cerca de 200 alunos e realiza um importante e excelente trabalho de ensino e promoção da língua francesa na região serrana.

JPEG
O Cônsul Geral, Brice Roquefeuil, a diretora da Aliança Francesa de Petrópolis, Beatriz Guédon Oliveira e o Cônsul Geral Adjunto, Jean-François Laborie

publié le 05/02/2016

haut de la page