Escala no Rio da expedição Tara Océans

Tara Océans é uma expedição oceanográfica internacional de 3 anos, organizada pelo « Fonds Tara » e um consórcio científico internacional que navega sob os auspícios do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUE). Seu objetivo principal consiste em estudar os ecossistemas oceânicos, hoje ameaçados por perturbações ecológicas importantes como a mudança climática e a poluição, a fim de dar à comunidade internacional uma maior oportunidade de protegê-lo.

JPEG - 53.9 KB
O navio Tara (@ D.Sauveur / Fonds Tara)

O programa Tara Océans reúne uma equipe científica internacional que cobre o conjunto das disciplinas voltadas para o estudo dos oceanos, mobilizando assim oceanógrafos, biólogos, geneticistas e físicos de renomados laboratórios. Durante três anos, eles irão efetuar medidas e retirar amostras em todos os mares do globo, tanto nos atóis de corais tropicais quanto na Antártica. Os resultados serão publicados em um banco de dados acessível a todos : o « bio-bank ».

O navio Tara partiu de Lorient no dia 5 de setembro de 2009, percorreu o Mar Mediterrâneo, o Mar Vermelho, o Oceano Índico e, após uma travessia do Atlântico, fará escala no Rio de Janeiro de 22 a 31 de outubro próximo. Ele poderá ser visto na Marina da Glória, em especial no domingo 24, onde um estande de atendimento ao público fornecerá informações sobre a expedição. Durante a semana de escala, haverá visitas pedagógicas de escolares assim como um encontro sobre A biodiversidade dos oceanos e as mudanças climáticas (na segunda-feira, 25, no Espaço Tom Jobim) ; em seguida, o Tara partirá para a Ilha Grande a fim de participar de um congresso universitário sobre o desenvolvimento sustentável (CEADS / UERJ, de 26 a 28 de outubro) antes de seguir viagem para Buenos Aires.

As informações completas podem ser encontradas no site oficial de Tara : http://oceans.taraexpeditions.org

publié le 22/10/2010

haut de la page