Escritorio do CNRS no Brasil

O Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, sigla em francês) é o principal organismo público de pesquisa de caráter pluridisciplinar na França. Contando com uma equipe de mais de 32 000 pessoas (das quais 12 000 pesquisadores e 14 000 engenheiros e técnicos), ele exerce sua atividade no conjunto do território nacional através de 1 200 laboratórios, sendo que 90% em parceria com estabelecimentos de ensino superior ou empresas.

JPEG - 32 KB
Jean-Pierre Briot, Yves Saint-Geours, Wrana Panizzi et José d’Albuquerque no dia da inauguração do Escritorio do CNRS

Em 70 anos de existência, o CNRS tornou-se também um ator indispensável nos intercâmbios internacionais ao firmar numerosos acordos de cooperação com mais de sessenta países, ao acolher milhares de pesquisadores do mundo inteiro anualmente e ao abrir 9 representações no exterior.

O Escritório do CNRS no Brasil – localizado no Rio de Janeiro – que funciona desde janeiro de 2010 e foi oficialmente inaugurado em 16 de junho último – é a mais recente dessas representações, dedicada ao Brasil. (Existe também desde 2002 um Escritório do CNRS para a América Latina, implantado em Santiago do Chile).

De fato, segundo Joël Bertrand, Diretor Geral delegado para a ciência do CNRS, o Brasil, que desempenha um papel de crescente importância em termos de pesquisa científica, tornou-se um parceiro prioritário. Existem atualmente cerca de cinquenta projetos de cooperação do CNRS com o Brasil, em níveis diferentes, de projetos de intercâmbios de pequisadores até cooperações estruturadas tais como laboratórios internacionais associados.

Para 2010, o diretor do Escritório do Rio, Jean-Pierre Briot, espera ver a concretização de dois novos projetos de cooperação : um Grupo de Pesquisa Internacional (GDRI) sobre o nanomagnetismo e a ótica quântica, incluindo diversas equipes na França e no Brasil, e um Laboratório Internacional Associado (LIA) sobre os mecanismos moleculares dos tumores com o Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba.

O Escritório do CNRS para o Brasil está situado no 6° andar da Maison de France no Rio de Janeiro. Seu diretor, Jean-Pierre Briot, é membro do Laboratório de Informática de Pais VI e pequisador convidado permanente do Departamento de Informática da PUC do Rio de Janeiro.

Tel : (21) 3974 6685
diretor@cnrs-brasil.org
Outras informações no site www.cnrs-brasil.org

publié le 26/10/2010

haut de la page