Estude cinema em Paris na Universidade de verão da Femis !

GIF

A Fémis (Escola Nacional Superior da Imagem e do Som) sob a tutela do Ministério da Cultura e da Comunicação e do CNC.

Criada em 1986 para substituir o IDHEC (Instituto de Altos Estudos Cinematográficos), a escola foi implantada nos antigos estúdios Pathé localizados na rua Francoeur, no 18ème arrondissement de Paris. Principal escola de cinema da França, a Fémis possui renome internacional.

A rede cultural francesa no exterior coopera com esta instituição, especialmente no projeto lUniversidade de verão que a Fémis organiza todo ano desde 1988 em parceria com o Departamento.

Em 2014, esta seção internacional de formação acontecerá de 26 de maio a 25 de julho.

I - A formação

A Universidade de verão da Fémis reúne por dois meses em Paris uma dezena de estagiários - estudantes de cinema e jovens recém-formados - vindos da África, Ásia, América Latina e da Europa (exceto de países da União européia), que desejam descobrir e se aprofundar no mundo do cinema documentário. Isto é possível graças aos projetos de autor desenvolvidos através da realização de um documentário em curta-metragem. A residência inclui também projeções de filmes e encontros com cineastas.

A Universidade de verão é também umaexperiência de trabalho em equipe com outros jovens recém-formados vindos dos quatro cantos do mundo e um momento único de trocas e de encontros.

Ela também oferece a oportunidade aos futuros cineastas e diretores de se integrar ao meio internacional de jovens profissionais da área.

II - Pré-requisitos para a admissão

- Os ateliês são em língua francesa e os candidatos devem portanto ter um bom nível de conhecimento da língua.

- Uma bolsa será dada à Embaixada da França para financiar o transporte, a estada (dois meses de bolsa plena) e as despesas com os estudos dos estagiários (4.955 euros).

III - Procedimento

Os dossiês de candidatura serão endereçados à Embaixada em janeiro de 2014.
A data limite para se candidatar é dia 20 de fevereiro de 2014.
Os dossiês de candidatura serão validados pela Embaixada que os encaminhará para a Fémis.

A seleção final dos candidatos será feita pela equipe da Fémis e um representante do Departamento. Em seguida será feita uma entrevista via skype com cada candidato.

GIF

O resultado será divulgado em abril de 2014.


[(Mais informações sobre o programa e a Femis,
aqui.

publié le 26/01/2015

haut de la page