Exposição "caricaturas e politica" de Plantu na Mediateca

No âmbito do ciclo HQ na Maison, o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e a Mediateca da Maison de France convidam para um bate-papo com o célebre jornalista e caricaturista do jornal Le Monde Jean Plantu e para o vernissage da exposição Caricaturas e Política / Plantu & Cartooning for Peace, na Mediateca no dia 21 de setembro de 2010.

JPEG - 48.4 KB
A charge feita pelo Plantu na ocasião da visita oficial do Nicolas Sarkozy em dezembro de 2008

De volta ao Rio de Janeiro, onde esteve pela última vez em 2005 participando do Salão Carioca de Humor, Jean Plantu, ou simplesmente Plantu, já é conhecido do público brasileiro. Dono de um traço provocador e bem-humorado, ele é admirado tanto por cartunistas e chargistas iniciantes quanto por profissionais tarimbados como Chico Caruso, de quem é amigo e com quem desenvolve vários projetos em conjunto. Suas charges retratam momentos políticos importantes da arena internacional, transgride tabus e testa os limites da censura.

A exposição, “Caricaturas e Política / Plantu & Cartooning for Peace” mostra alguns desenhos e charges de Plantu publicados especialmente no jornal Le Monde ao longo de mais de 30 anos de carreira. Mostra também charges de 27 desenhistas do mundo todo reunidas pela Fundação Cartooning for Peace (Desenhos pela Paz), criada por Plantu.

GIF -  201 bytes
JPEG - 38.1 KB
Plantu et Chico Caruso

A Fundação Cartooning for Peace (“Desenhos pela paz”) é uma ini­ciativa nascida em 16 de outubro de 2006, na Sede das Nações Uni­das, em Nova York. Nesse dia, doze dentre os maiores chargistas do mundo inteiro participaram de um colóquio de dois dias intitu­lado “Desaprender a Intolerância” com Kofi Annan, na época Secre­tário-Geral das Nações Unidas (1996-2006).

Após o lançamento dessa inicia­tiva, várias exposições e encon­tros foram organizados – e o seu sucesso conduziu à criação da Associação francesa pela Fundação Cartooning for Peace, em 26 de maio de 2008. A Fundação Cartooning For Peace permite assim a organização de exposições de charges e o encon­tro de caricaturistas profissionais de todas as nacionalidades com o grande público (estudantes, universitários…), a fim de favo­recer não só as trocas sobre a liberdade de expressão como o reco­nhecimento do trabalho jornalís­tico dos chargistas. A Fundação também se propõe a levar proteção e assistência jurídica aos chargistas que trabalham em contextos difíceis, assim como apoio e conselhos no exercício do seu ofício.

(HQ NA MAISON
Dia 21 de setembro de 2010
18h30: Bate-papo com Plantu e Chico Caruso com tradução consecutiva
19h30: vernissage da exposição
A exposição “Caricaturas e Política / Plantu & Cartooning for Peace” acontece de 21 de setembro a 12 de novembro de 2010, na Mediateca da Maison de France e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h30 às 19h30.
Entrada Franca
Mediateca da Maison de France
Avenida Presidente Antônio Carlos 58 / 11º andar
Centro – Rio de Janeiro
Informações: (21) 3974-6669
www.bibliofranca.org.br
)]

publié le 23/09/2010

haut de la page