Feira gastronómica "Rio je t’aime": 26 chefs et 10 000+ participantes

Comemorando a amizade franco-carioca, 26 grandes chefs franceses e brasileiros participaram deste evento de gastronomia, com iguarias francesas a preços populares! Mais de 3000 pessoas participaram do "Rio je t’aime" na casa França Brasil.

JPEG

Uma feira gastronomica para comemorar o dia 14 de julho e a paixão francesa pelo Rio

Nesta semana de comemorações do dia nacional da França (14 de julho), que lugar melhor que a Casa França-Brasil para celebrar a historia de amor secular dos franceses com o Rio de Janeiro e dos cariocas com a França?

Há 200 anos, a missão artística francesa chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro, marcando o inicio de um período de grande produção dos artistas franceses no Rio de Janeiro. Entre eles, estava o arquiteto francês Grandjean de Montigny, a quem D. João VI, Rei de Portugal e Imperador do Brasil encomendou em 1819 a construção do casarão onde hoje funciona a Casa França-Brasil!

PNG
Saiba mais sobre a comemoração do bicentenário da Missão Artística Francesa no Rio!

26 grandes chefs e 3000+ participantes

JPEG

Comemorando a amizade franco-carioca, 26 grandes chefs de restaurantes franceses do Rio participaram deste evento.

À frente da iniciativa, Danni Camilo (Miam Miam), a produtora Anna Cozan e chef Olivier Cozan (Crepe Nouveau), e o produtor Damien Larderet. Para Danni e Anna, "o evento é uma declaração de amor do Rio à França", e Olivier e Damien completam dizendo "a presença dos chefs franceses também é uma declaração de amor da França ao Rio".

Lista dos chefs que participaram: Olivier Cozan, Frédéric de Mayer, Elia Scharmm, Ricardo Lapeyre, Pascal Jolly, Roland Villard, David Jobert, Christophe Lidy, Roberta Ciasca, Pedro Pasqualette, Cyril Stern, Fredéric Monnier, Flavia Quaresma, Pedro Benoliel, Claude Lapeyre, Pierre Landry, Ludovic Walter.

E também: Vinhetica, Cordon rouge, Eclair shop, L’Atelier Jeff, Fazenda Geneve, Queijo com sotaque.

Uma programação cultural franco-carioca

JPEG

Durante o dia, foram organizadas atividades recreativas para as crianças e animação garantida para os adultos, com, por exemplo, contação de histórias para crianças, um curso gratuito de Afrovibe (mistura de zumba e dança africana) e shows musicais, com a participação da dupla franco-brasileira Dom & Danaé, da cantora Luciana Rangel e do pianista Vincent Marra e seu filho saxofonista.

JPEG

Dois momentos teatrais também foram propostos atraves de um trecho da peça "AmoR" que está em cartaz no Parque das Ruinas (Santa Teresa) nos 2, 15, 22 e 29 de julho, e com a "compania Francofolia" que propôs uma improvisação sobre o tema das Olimpíadas.

Mais informações sobre :
- Dom & Danaé e seu novo album "Ce mélange", baixe o release aqui.
- Afrovibe, curta a pagina no Facebook
- a Compania Francofolia, curta a pagina do Festival "Curta com Teatro" no Facebook
- a peça "AmoR", curta a pagina no Facebook.

Homenagem às vítimas de Nice durante o evento

Durante o evento Rio Je T’aime foi feito um minuto de silencio, durante o qual o som de um surdo marcava as batidas do coração. Em seguida, foram entoados o hino francês (a "Marseillaise") e o hino brasileiro.

Um minuto de silencio também foi observado na segunda-feira 18/07, às 12h, no Consulado da França, em memoria às vítimas do barbaro atentado de Nice, em particular à cidadã brasileira Elizabeth Cristina Assis Ribeiro e à sua filha Kayla.

publié le 12/09/2016

haut de la page