Autores franceses convidados para a 13° Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP)

Mais uma vez, o Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro apoiam a festa literária com a presença da vários autores franceses. Os dois cartunistas franceses fazem parte dos convidados internacionais: os cartunistas Riad Sattouf e Plantu. Eles participarão da mesa “De balões e blasfêmias”junto com Rafa Campos.

JPEG
Riad sattouf

“Riad Sattouf nasceu em Paris em 1978. Passou a juventude no Oriente Médio, entre a Líbia e a Síria. Durante muitos anos colaborou com o semanário Charlie Hebdo , com a série La vie secrète des jeunes. Dirigiu e escreveu a comédia cinematográfica Les beaux gosses(2009). Em 2014, voltaria ao cinema com Jacky au royaume des filles. Suas memórias de infância, marcada pelo choque cultural vivido por uma criança francesa no Oriente Médio, serviram como matéria-prima para O árabe do futuro: uma juventude no Oriente Médio (1978–1984) (Intrínseca, 2015).”

JPEG
Plantu

O desenhista e cartunista francês Plantu, que trabalha há 38 anos no jornal Le Monde e é conhecido por seus cartuns e charges políticas. Ele criou ‘Cartooning for Peace’ em 2006, esta iniciativa tem como principais objetivos a divulgação da liberdade de expressão e a luta contra a intolerância. Saiba mais sobre ele, lendo este artigo do Jornal O Globo.

publié le 24/06/2015

haut de la page