Festival internacional de Cinema do Rio apresenta mais de 60 produções francesas

JPEG
Mais uma vez o cinema francês chega com força na edição 2014 do Festival internacional de Cinema do Rio, um dos mais importantes eventos da indústria do audiovisual da América do Sul. Uma boa oportunidade para conhecer o melhor da recente produção francesa.

Até o dia 8 de outubro de 2014, todos os olhares se voltam para a cidade maravilhosa, ainda mais animada com o Festival Internacional de Cinema do Rio. A edição 2014 do festival conta com mais de 60 produções francesas e co-produções selecionadas. Alguns dos mais Importantes cineastas franceses estão presentes na programação: Nicolas Vanier, Céline Sciamma, Christophe Honoré, Philippe Garrel, Xavier Beauvois, Guillaume Nicloux, Pascale Ferran, Diane Kurys, Abderrahmane Sissako, Benoît Jacquot e Patrice Leconte, entre outros.
Com o apoio da Embaixada da França no Brasil, o Festival do Rio recebe o diretor de teatro e produtor franco-americaino, Eugène Green, que irá apresentar o seu mais recente trabalho na Mostra Panorama, la Sapienza, selecionado para o Festival de Locarno, Toronto International Film Festival (ITFF) e New York Film Festival.
JPEG

O diretor franco-americano Eugène Green (la Sapienza)

Ainda na Mostra Panorama, o terceiro filme de Céline Sciamma, Bande de Filles (programado para a quinzena dos diretores no Festival de Cannes 2014) será apresentado pela atriz Karidja Touré convidada do Festival.

JPEG
A atriz Karidja Touré (Bande de filles)

Na Mostra Expectativa, o diretor Samuel Theis e a atriz Angélique Litzenburger apresentam o filme Party Girl, que recebeu a Caméra d’Or no último festival de Cannes.
JPEG
a atriz Angélique Litzenburger (Party Girl)
JPEG
Samuel Theis, co-réalisateur du film Party Girl

A diretora Clara Bellar também está entre os convidados do Festival com seu último documentário Être et devenir, sobre a recusa de escolarização de certas famílias.
JPEG
A documentarista Clara Bellar (Être et devenir)

Dentre as co-produções francesas selecionada, está o esperado Le Sel de la Terre de Wim Wenders, que mostra o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado. No total, serão onze filmes franceses co- produzidos com países latinoamericanos na programação.

_
O CINEMAISON, cineclube do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro propõe uma programação especial em parceria com o Festival, com uma retrospectiva Céline Sciamma (veja http://cinefrance.com.br/cinemaison-rio )

publié le 13/10/2014

haut de la page