Franceses e Brasileiros comemoraram juntos a festa nacional francesa no local do futuro “Club France”

O Club France, a gastronomia francesa e a amizade franco-brasileira foram homenageados na comemoração do dia 14 de julho na Sociedade Hípica Brasileira.

O Consulado Geral da França e a Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB) no Rio de Janeiro organizaram em conjunto a celebração do dia 14 de julho no Rio de Janeiro. A festa aconteceu na sede da Sociedade Hípica Brasileira (SHB), onde será instalado o Club France durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Os convidados puderam disfrutar de diversas atrações culinárias, esportivas e culturais desde as 11h da manhã, e o formato do evento foi articulado em três principais momentos:

-  Das 13h às 20h: momento associativo e esportivo (1)
-  Das 20h às 20h30: momento institucional (2)
-  Das 20h30 à meia-noite: momento festivo, aberto ao grande público (3)

(1) Dez associações (7 ONGs brasileiras e 3 associações esportivas francesas) além de 3 escolas aceitaram o convite e marcaram presença no evento, com aproximadamente 300 crianças. Onze atletas franceses e brasileiros participaram da animação dos onze ateliês esportivos oferecidos durante o dia (ver o mapa do clube e a lista dos desportistas presentes). Os antigos atletas franceses Victoria Ravva (Vôlei) e Pierre Durand (Equitação) acompanharam nesta ocasião o Sr. Denis Masseglia, Presidente do Comitê Nacional Olímpico e Esportivo Francês (CNOSF), que veio conhecer as futuras instalações do Club France. O movimento paraolímpico também esteve muito bem representado, com a presença da atleta paraolímpica franco-brasileira de Tiro com Arco, Patricia Layolle, e dos três brasileiros campeões mundiais de Para-Va’a, Caio Ribeiro, Luciano Meirelles e Tamara Oliveira. A associação francesa “Les Sportifs de Rio”, instalada na cidade, mobilizou cerca de 40 voluntários franceses e brasileiros, que ajudaram a orientar os ateliês esportivos programados no local. Muito obrigado aos desportistas e aos voluntários pela valiosa participação!

JPEG
JPEGcrédit Beatrix Cunha
JPEGcrédit Nathalie Melot
JPEGcrédit Nathalie Melot
JPEGcrédit Nathalie Melot
JPEGcrédit Sanny Soares

(2) Às 20h em ponto, o Cristo foi iluminado com as cores da França e do "Esprit Bleu". Ao mesmo tempo, o Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, Sr. Brice Roquefeuil, e a Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Sra. Claudine Bichara, convidaram os presentes a cantarem os hinos nacionais francês e brasileiro.

JPEG
JPEG
JPEGcrédit Nathalie Melot
JPEGcrédit Nathalie Melot
JPEGcrédit Nathalie Melot

(3) A partir das 21h, a pista de dança ficou animada, com o som do DJ "Gringo da Parada", enquanto as pessoas se deliciavam com as especialidades da gastronomia francesa (crèpes, boeuf bourguignon, macarons...), nos food trucks e quiosques instalados no clube pelos chefs Christophe Lidy, David Mansaud, Frédéric Monnier, Jan Santos, Roberta Ciasca e Roland Villard.
JPEGcrédit Nathalie Melot
JPEGcrédit Nathalie Melot
JPEGcrédit Nathalie Melot
JPEGcrédit Nathalie Melot

O Consul Geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, agradece pela grande participação da comunidade francesa e brasileira durante este dia de comemora pela festa nacional francesa e pela amizade franco-brasileira na Sociedade Hípica Brasileira, onde também será a sede do Club France durante os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

O Consul Geral da França, Brice Roquefeuil, agradece a presença de todos na festa nacional da França, no dia 14 de julho na Sociedade Hipica Brasileira, que receberá o "Clube França" durante o Jogos Olímpicos de Rio 2016 : "foi uma grande festa, com mais de 3000 pessoas, muitos brasileiros, o que nos dá muita alegria! Foi uma boa preparação para os jogos olímpicos, com muita alegria e muita amizade!"

Posted by Consulat de France à Rio on vendredi 7 août 2015

Uma recepção também foi organizada no Consulado Geral da França no Rio de Janeiro para agradecer os voluntários que coordenaram as atividades esportivas durante a festa nacional.

JPEG

publié le 11/08/2015

haut de la page