Gigante dos mares: Escala do BPC Mistral no Rio

Um dos navios franceses mais modernos do mundo, o BPC Mistral, esteve no Rio de Janeiro na Missão Jeanne D’Arc 2014.

JPEG

Na manhã do dia 24 de abril, dois navios da frota militar francesa adentraram a Baia de Guanabara, o (BPC) Mistral, acompanhado da fragata La Fayette na Missão Jeanne D’Arc 2014. Ambos ficaram atracados no Pier Mauá até o dia 29 de abril, quando partiram rumo à restinga de Marambaia para realização de um exercício conjunto com a Marinha do Brasil reiterando o excelente momento e o alto nível de cooperação entre os dois países.

JPEG

Um grupo de seis jornalistas e o cônsul Geral da França, Brice Roquefeuil (na foto), participaram do exercício.

JPEG

BPC MISTRAL

Um dos mais modernos navios da marinha francesa, o BPC Mistral, viaja acompanhado da fragata La Fayette, na missão Jeanne D’Arc 2014 que começou em março em Brest e termina em julho, atravessando o oceano Atlântico.

Os futuros oficiais da marinha francesa fazem esta viagem a bordo de um navio ultramoderno. A Marine National Française possui três grandes navios de projeção e comando de Forças anfíbias, chamados de BPC (Bâtiment de Projection et Commandement – Navio de Projeção e Comando), o Mistral, o Tonnère e o Dixmude que esteve no Rio em 2012. Os navios da classe BPC são capazes de transportar unidades operacionais, equipamentos, materiais e suprimentos diversos, dar apoio logístico às forças em terra, além de realizar operações humanitárias.

JPEG - 435.6 KB
Exercice BPC Mistral - mardi 26 avril 2014, Rio de Janeiro

O Mistral tem 199 metros de comprimento e funciona como porta-helicópteros, anfíbio, hospital e plataforma de comando.
O navio tem capacidade para 650 soldados, 16 helicópteros, 110 veículos blindados e 13 tanques. Desde que o porta-helicópteros Jeanne d’Arc foi aposentado em 2010, os novos oficiais franceses são formados em navios de linha da marinha preparados para recebê-los. Este ano são 156 estudantes, dentre eles 18 mulheres e 14 estrangeiros, sendo um deles brasileiro.

_

JPEG

JPEG

O Embaixador Denis Pietton, e o Cônsul Geral no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, a bordo do Mistral na sala de comando com os oficiais da Marinha francesa.

JPEG
O Almirante brasileiro Moura Neto ao lado do Comandante do BPC Mistral, François-Xavier Polderman no navio.

JPEG

JPEG

Aquarelas de Ivonesyo Ramos :

JPEG

JPEG

publié le 20/05/2014

haut de la page