Good France, uma oportunidade única de saborear a França, dia 21 de março!

O evento Goût de / Good France, reunirá no dia 21 de março de 2017 mais de 2 000 Chefs em 5 continentes, para celebrar a gastronomia francesa. O evento, no formato de um jantar, homenageia a culinária francesa, à sua inovação e aos valores que ela defende: o partilhar, o prazer, a importância da “boa mesa”, o respeito pelas pessoas e pelo planeta.

No Rio, mais de vinte restaurantes participam e 5% da renda será revertida para um projeto social.

PNG

“Falar de culinária – de culinária francesa – é falar da alegria de viver, de leveza, de otimismo e de prazer – estas são as ideias principais que se tem quando se fala da França como Destino Turístico”. Alain Ducasse

A inspiração de Goût de / Good France: os jantares de Epicuro

Em 1912, Auguste Escoffier deu inicio aos “Jantares de Epicuro”: um mesmo cardápio, no mesmo dia, em varias cidades do mundo, para um grande numero de comensais. Goût de / Good France partiu desta inspiração e ampliou a ideia, incluindo todas as categorias de restaurantes, nos quatro cantos do mundo e tornando-se um evento internacional. Sua primeira edição aconteceu em 19 de março de 2015 – quando a «culinária gastronômica dos Franceses» passou a fazer parte do patrimônio imaterial da UNESCO. Um grande evento festivo, divulgado no mundo inteiro.

Goût de / Good France no Rio de Janeiro, Minas e Espirito Santo

Este ano, 25 restaurantes nos estados do Rio, Minas e Espirito Santo participarão do evento. No Brasil todo, mais de 100 restaurantes estarão celebrando neste dia a culinária francesa, suas técnicas e especialidades.

A lista dos restaurantes participantes e suas coordenadas serão divulgadas em breve.

5% da renda será revertida a uma associação de cunho social

Nesta 3ª edição, o evento Goût de / Good France incentiva os restaurantes a reverterem 5% da renda dos jantares deste dia à uma associação ou ONG. No Rio de Janeiro, o Consulado Geral da França está apoiando a cooperativa "Vale Encantado" e convida os restaurantes a conhecerem o projeto e a participarem também.

A cooperativa “Vale Encantado” foi criada na localidade que leva o mesmo nome, na Floresta da Tijuca, há 120 anos. Os moradores são descendentes dos fundadores da comunidade e oferecem serviços como trilhas de ecoturismo e um restaurante de comida orgânica, com produtos plantados e colhidos no local. A renda gerada pelo projeto ainda não é suficiente para a realização de uma reforma da cozinha, necessária para que a cooperativa possa melhorar seus serviços. Os interessados em colaborar podem entrar em contato diretamente através do site https://benfeitoria.com/valeencantado

JPEG

publié le 14/03/2017

haut de la page