Goût de France: a gastronomia é uma festa !

Na segunda-feira, dia 21/3, dia do jantar Goût de France, 24 chefs celebraram a gastronomia francesa no Rio. Fizemos um passeio pelas cozinhas de alguns restaurantes que participaram este ano. Confira o resultado!

Todos à mesa para a Operação Good / Goût de France no Rio de Janeiro e BH! Fizemos um passeio pelas cozinhas de alguns restaurantes que participaram este ano. Confira o resultado:Brasserie Rosário Restaurante | Restaurante Skylab | Restaurante Galani | L'Entrecôte de Paris Ipanema | Restaurante Sá | La Fabrique

Posté par Consulado da França no Rio sur mercredi 23 mars 2016

Na segunda-feira, dia 21/3, dia do jantar Goût de France, a equipe do Consulado da França se organizou para visitar quase todos os 24 restaurantes participando do evento no Rio de Janeiro.

JPEG
O Chef Frederic de Maeyer, a diretora da PrimaPress, Ticiana Azevedo a critica gastronômica, Luciana Froes e o Consul Geral Brice Roquefeuil no restaurante Eça
No almoço, o Consul Geral, Brice Roquefeuil, convidou a crítica gastronômica Luciana Froes e a diretora da agencia PrimaPress, Ticiana Azevedo, no Eça do Chef Frédéric de Mayer do centro do Rio. Dicas de viagem ao interior da França, e elogios aos restaurantes cariocas, (Ô papo bom!), foram intercalados por uma mousse de queijo de cabra com molho tapenade, um filé de peixe com mousseline de banana da terra e uma raclete de queijo mineiro meia-cura, com compota de ruibarbo.
JPEG
Do outro lado do Centro, na Brasserie Rosario do chef Frédéric Monnier, o Consul Geral Adjunto, Jean-François Laborie, e o Adido Cultural, Guillaume Pierre, se deliciaram com iguarias como macarão de morango com doce de leite e frutas vermelhas.
JPEG
O Chef Frédéric Monnier da Brasserie Rosario

JPEG
JPEG
_

A noite, O Consul Geral da França, Brice Roquefeuil, junto com a Adida de comunicação, Julie Godefroy, começaram o périplo culinário no Oui Oui da Rua Conde de Irajá, na cozinha da Chef Roberta Ciasca. Animada com a Goût de France e a lua cheia que estava brilhando na varanda do restaurante retrô de Botafogo, Roberta abriu a noite com uma « croustade de escargot ». A chefe contou que escargot é uma paixão da familia Ciasca, que costumou se reunir a cada três meses para saborear os caracois franceses.
JPEG

A Chef Roberta Ciasca no comando do Oui Oui

Depois, o Consul rumou para o Olympe no Jardim Botânico. Recebido com fortes abraços do Chef Claude Troisgros, entrou na cozinha para saudar o Chef Thomas Troisgros, que estava liderando os fornos. Para o jantar Goût de France, o pai e o filho resgataram o prato que fez a fama do avo, Pierre Troisgros na decada de 60, o famoso « saumon à l’oseille ». De pé com prato na mão, Brice experimentou o peixe ao lado do Claude lembrando do avô.
JPEG

Os Chefs Claude e Thomas Troisgros receberam o Consul Geral, Brice Roquefeuil no Olympe

JPEG

O famoso "Saumon à l’oseille" da familia Troisgros

Em Ipanema, o Consul encontrou os clientes entusiastas do Le Vin, cumprimentou o Chef Lucio Vieira na varanda lotada do Zaza Bistrô e terminou o tour no Bistrot du Cuisinier do Chef David Jobert, feliz com a noite de trabalho. Todos sentados a mesa terminaram o jantar com um leve « duo de foie gras » ao lado da esposa e do filho do chef.
JPEG

O Chef Lucio Vieira do Zaza recebeu o Consul na varanda lotada da restaurante!

JPEG

O Consul Brice Roquefeuil junto com o chef David Jobert e o chef de equipe do Bistrot du Cuisinier

JPEG
No mesmo momento, o Consul Geral adjunto, Jean-François Laborie, com o Felipe Villaça da comunicação do Consulado, percorreram a orla da zona sul, do Sofitel com o Chef Roland Villard, ao Gallani do Chef Willian Halles, passando pelo l’Entrecôte de Paris do Chef Helio Moura, e terminando em Botafogo no La Villa do Chef Grégoire Fortat.

JPEG

O Consul Geral adjunto, Jean-François Laborie, com o Chef Roland Villard e o diretor do Sofitel Philippe Seigle junto com a equipe do hotel

JPEG

JPEG

JPEG
O Adido Olímpico, Alexandre Bazire, junto com a sua adjunta Sarah Ben Hadj, e o Emmanuel Rufi, assessor de comunicação adjunto do Consulado, iniciaram o tour gastronômico no La Fabrique do chef Stéphane Haddad, com o qual brindaram com um kir ao sucesso da noite!
JPEG
O Adido Olímpico, Alexandre Bazire, a proprietaria do restaurante La Fabrique Claude Lelievre, o Chef Stéphane Haddad e o assessor de comunicação adjunto, Emmanuel Rufi

No do hôtel Miramar, a equipe emendou com uma « côte de bœuf » do Chef Paulo Goes, no Skylab se derreteram com o « crême brûlée de foie gras » do Chef Jean-Yves Poirey. Encerraram a noite nas alturas do charmoso bairro de Santa Teresa no Térèze.
JPEG
« Côte de bœuf » do Chef Paulo Goes, no Sá

JPEG
O « crême brûlée de foie gras » do Chef Jean-Yves Poirey no Skylab

Parabéns a todos os chefs pela linda noite Goût de France 2016!

publié le 28/03/2016

haut de la page