Jantar "Goût de/Good France 2016": inscrições até 21/01

Pelo segundo ano consecutivo o evento “Goût de/ Good France” reunirá, no início da primavera europeia, dia 21 de março de 2016, mais de 1000 chefs de cinco continentes, para homenagear a gastronomia francesa. Inscrições dos restaurantes participantes até o dia 21 de janeiro!

PNG

Cada restaurante participante preparará um jantar, homenageando a excelência da culinária francesa, a sua capacidade de inovação e os valores que ela representa: o prazer de compartilhar, o amor à boa mesa, às pessoas e ao planeta.

“Falando de culinária – de culinária francesa:
– Estamos falando de alegria de viver, de leveza, de otimismo e de prazer.
– São conceitos indissociáveis da imagem da França como destino turístico. (Alain Ducasse)”

O evento Goût de / Good France reunirá no dia 21 de março de 2016, mais de 1000 chefs de cinco continentes , para homenagear a gastronomia francesa. O evento será um grande jantar, com destaque para a excelência da culinária francesa, a sua capacidade de inovação e os valores que ela representa: o prazer de compartilhar, o amor à boa mesa, às pessoas e ao planeta.

Em 1912, Auguste Escoffier deu inicio aos “Jantares de Epícuro”: um mesmo cardápio, sendo servido no mesmo dia, em varias cidades do mundo, a um grande número de comensais. O evento Goût de / Good France junta o espirito desta bela ideia com a vontade de reunir todas as categorias de restaurantes, nos quatro cantos do mundo. É um acontecimento internacional, cuja primeira edição aconteceu no dia 19 de março de 2015, quando a famosa “culinária gastronômica dos franceses” passou a fazer parte do patrimônio imaterial da UNESCO , que agora participa de sua divulgação no mundo inteiro.

Um tremendo sucesso na primeira edição em 2015!

Na primeira edição, em março de 2015, cerca de 60 Chefs de todo o Brasil, entre os quais 10 do Rio e de Buzios, participaram desta formidável festa da gastronomia francesa. Para felicita-los por essa bela iniciativa, o Chef Alain Ducasse veio pessoalmente ao Rio de Janeiro em junho, e agradeceu a todos os participantes.

JPEG
Os Chefs do Brasil se reuniram com Alain Ducasse, que veio parabeniza-los pela ótima apresentação na primeira edição do Goût de / Good France

Restaurantes: Goût de / Good France 2016, como funciona?

O MENU
Cada menu deverá valorizar a gastronomia francesa em toda a sua diversidade, e cada cozinheiro terá a liberdade de adaptar a sua proposta ao mercado, com os produtos de sua preferência.
Nesta nova edição do Goût de France/ Good France, os menus deverão se inspirar em receitas baseadas no ‘savoir-faire’ francês.

UM FIO CONDUTOR PARA TODOS, a sequencia de pratos:
• Um "aperitivo enriquecido"
• Uma entrada
• Um ou dois pratos principais
• Uma seleção de queijos
• Uma sobremesa
• Vinhos e Champagne francês

A ORIENTAÇÃO PRINCIPAL
Cada menu deverá representar uma maneira de cozinhar com menos gordura, menos açúcar e menos sal, respeitando a “arte de comer bem” e o meio-ambiente, e reservando um espaço de destaque para os legumes.

UM PREÇO/ UMA DOAÇÃO
Cada restaurante definirá o preço de seu menu. É sugerida uma doação de 5% das vendas à uma ONG local que trabalhe em prol da saúde e do meio-ambiente.

Uma culinária feita de produtos frescos, da estação e da região, realizada com menos gordura, menos açúcar e menos sal

Uma culinária para todos os bolsos, dos barzinhos aos grandes restaurantes

Contato: Valérie Leveziel d’Arc/ coordenação do projeto Goût de France/ Good France: info@goodfrance.fr. No Rio de Janeiro : Julie Godefroy: julie.godefroy@diplomatie.gouv.fr ou Emmanuel Rufi emmanuel.rufi@diplomatie.gouv.fr
Inscrições dos restaurantes até o dia 21 de janeiro de 2016 : http://restaurateurs.goodfrance.com/fr/user/register

publié le 19/01/2016

haut de la page