Lançamento da edição brasileira de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil na MAISON

Como parte das comemorações dos 200 anos da chegada da Missão Artística Francesa ao Brasil, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo publica uma nova edição brasileira do livro VIAGEM PITORESCA E HISTÓRICA AO BRASIL, de J.-B. Debret, organizado e prefaciado pelo Professor Jacques Leenhardt. O pré-lançamento aconteceu no dia 2 de junho, no Espaço Cultural Maison, com a presença de Jacques e uma sessão de autógrafos.

PNG

Jean-Baptiste Debret, um dos artistas mais emblemáticos da Missão Artística Francesa, chegou no Brasil em 1816. Para homenagear a sua obra, na ocasião do bicentenário da Missão, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo publica uma nova edição com o apoio cultural da Fundação Biblioteca Nacional e Museus Castro Maya, Chácara do Céu e da edição francesa da mesma obra, pela Actes Sud.

Este livro é o resultado, entre outros, do trabalho do Professor Jacques Leenhardt, especialista francês da Missão Artística e de Jean-Baptiste Debret.

JPEG

Na noite de pré-lançamento, Leenhardt apresentou a obra elogiando o pintor que soube observar e retratar a sociedade brasileira da época com muita sensibilidade e ressaltando a dimensão histórica do trabalho de Debret. O Professor afirmou também que o livro pode ser considerado um legado histórico para o Brasil.

Acima de tudo, a Missão Artística Francesa influenciou o projeto civilizatório do Brasil e a construção da sua identidade, transformando essa antiga colônia portuguesa em um dos maiores países da América Latina.

JPEG

publié le 28/06/2016

haut de la page