Manu Dibango, grande testemunha da francofonia nos Jogos do Rio 2016

Michaëlle Jean nomeou Manu Dibango como Grande Testemunha da Francofonia nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016

JPEG

A Secretaria geral da Francofonia, Michaëlle Jean, entregou hoje oficialmente ao músico de fama internacional, Manu Dibango, a missão de ser uma Grande Testemunha da Francofonia nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016.

Sensibilizada por sua imensa criatividade, pela sua capacidade de escutar os outros e por sua luta a favor do diálogo entre as diferentes culturas, eu pedi a Manu Dibango que fosse o porta-voz da francofonia, lembrando a todos que no artigo 23 do Regulamento Olímpico, é previsto que o idioma francês, juntamente com o inglês, seja a língua oficial dos Jogos Olímpicos”, declarou Michaëlle Jean.

Como Grande Testemunha da Francofonia, Manu Dibango será o elo de contato entre as autoridades brasileiras, o Comitê Internacional Olímpico (CIO), o Comitê de Organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio (COJOR), os representantes dos estados e governos membros da francofonia e suas agencias operadoras, e do Movimento Olímpico Francófono. Ele verificará que os serviços oferecidos aos atletas, aos representantes oficiais, aos jornalistas e ao grande publico, sejam efetivamente apresentados em francês. Ele acompanhará também as iniciativas culturais e de eventos que possibilitem a promoção de jovens talentos esportivos, dentro da diversidade cultural francófona.

No dia 9 de setembro de 2015, Manu Dibango e a Secretária geral da Francofonia se encontrarão na sede do Comitê Internacional Olímpico (CIO) em Lausanne, com o Presidente do CIO, Thomas Bach. No dia seguinte, eles se reunirão com o Presidente e o Secretário geral da Associação francófona dos comitês olímpicos nacionais (AFCNO), Alain Ekra e Denis Masseglia, na sede do OIF em Paris. A Grande Testemunha da Francofonia fará a sua primeira viagem oficial ao Brasil em novembro, para se encontrar com Carlos Nuzman, Presidente do Comitê de organização dos Jogos do Rio 2016.

Manu Dibango é a 7ª Grande Testemunha da Francofonia. Nesta função ele estará sucedendo a Secretária permanente da Academia Francesa, Hélène Carrère d’Encausse , (Jogos de Sotchi 2014), a atual Secratária geral éda Francofonia e antiga Governadora do Canadá, Michaëlle Jean (Londres 2012), o antigo Presidente da Confederação Suissa, Pascal Couchepin (Vancouver 2010), o antigo Primeiro Ministro francês, Jean-Pierre Raffarin (Pequim 2008), bem como Lise Bissonnette (Turim 2006), e Hervé Bourges (Athenas 2004).

Baixar o comunicado de imprensa:

PDF - 263.9 KB

Fonte: Organização Internacional da Francofonia

publié le 05/10/2015

haut de la page