Visita da ministra da Francofonia ao Rio de Janeiro

Inauguração da primeira "Aliança francesa verde" no mundo

JPEG
A Ministra delegada para a francofonia, Yamina Benguigui e o secretário de educação, Wilson Risolia

A Ministra delegada para a francofonia foi convidada para inaugurar a nova sede da Delegação Geral da Aliança Francesa do Brasil, batizada "Aliança verde". Trata-se de um prédio inteiramente construído segundo regras do certificado ambiental AQUA, 100% brasileiro e com o selo francês HQE (Alta Qualidade ambiental) que exige a adoção de normas de eco-construção (relação das construções com o meio ambiente circundante e integração entre os processos de produção e construção com baixos níveis de poluição), de eco-gestão (gestão de energia, água, resíduos,etc), além de conforto (acústico, visual, etc), qualidade sanitária do ar e da água. O projeto é financiado por fundos limpos e se concretizou graças à parceria com empresas francesas (Total, EDF, Saint-Gobain, Michelin, Lafarge).

"Francês, uma língua de trabalho"

JPEG

Durante a inauguração, a ministra fez um discurso diante dos representantes da comunidade francesa e conversou com a imprensa. Esta foi uma oportunidade para reafirmar a importância da aprendizagem do francês no Brasil atualmente : "Aprender francês é um diferencial no currículo dos brasileiros. O francês não é somente uma língua que repassa certos valores e cultura, mas é também uma língua do mercado de trabalho", declarou a Ministra Yamina Benguigui durante a entrevista coletiva. "Todas as empresas francesas do CAC-40 estão presentes no Brasil. Falar francês pode significar também conseguir um bom emprego", acrescentou a Ministra Benguigi.

Escola pública bilíngue, "a primeira de uma série de estabelecimentos de ensino bilíngues no Rio"

JPEG
Encontro entre a Ministra delegada para a francofonia, Yamina Benguigui e o Secretário de educação do estado do Rio, Wilson Risolia, com a presença do Embaixador da França, Bruno Delayé.

O Secretário de Educação, Wilson Risolia e a Ministra Yamina Benguiqui aproveitaram o encontro para conversar sobre o acordo de cooperação assinado em novembro de 2012 entre a Universidade de Créteil e o estado do Rio de Janeiro para a criação de uma escola pública bilíngue (http://riodejaneiro.ambafrance-br.org/Ouverture-officielle-du). A primeira escola do projeto será inaugurada em fevereiro de 2014 no Méier. A ministra Sra Benguigui, celebrou o acordo: "esta será a primeira de uma série de escolas bilíngues no Rio, "o começo de uma longa relação de cooperação na área de educação entre os dois países".

JPEG
Aperto de mão entre a Ministra Yamina Benguigui e o Secretário de educação, Wilson Risolia, anúncio de "uma longa relação de cooperação à vista",segundo o secretário._
Antes de visitar o Rio de Janeiro, a Ministra esteve em São Paulo, no dia 7 de maio, para participar da Assembléia Geral da Agência Universitária da Francofonia (AUF), que reúne 786 universidades francófonas de 98 países. Os reitores e diretores destas universidades debateram sobre o lugar ocupado pelas mulheres nas universidades e na pesquisa, entre outros assuntos._

publié le 26/01/2015

haut de la page