O festival Varilux comemora mais um ano o cinema francês!

O festival Varilux comemorou mais um ano o cinema francês com Masterclass, bate-papo, oficinas e muito mais !

Abertura Festival Varilux de Cinema Francês no Rio de Janeiro, 9 de junho

A Abertura no Rio do Festival Varilux de Cinema Francês aconteceu no dia 9 de junho, com a exibição do longa-metragem Chocolate, de Roschdy Zem, com o ator Omar Sy (Os Intocáveis), no Cine Odeon – Centro Cultural Severiano Ribeiro. Estavam presentes a Delegação artística do Festival, Finnegan Oldfield, Lou de Laâge, Vincent Lacoste, Virginie Efira, Philippe Le Guay e Roschdy Zem, os distribuidores dos filmes e o diretor do Festival, Christian Boudier.

JPEG

Discurso do Embaixador da França na cerimonia de abertura do Festival

O Embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, também participou da cerimonia de abertura do festival, e deu um discurso parabenizando o dinamismo do cinema francês e a iniciativa do Festival Varilux, que promove a exibição dos filmes franceses em mais de 50 cidades do Brasil.

JPEG

Masterclass Jean-Michel Frodon, no Espaço Cultural A Maison, 10 de junho

No âmbito do Festival Varilux de Cinema Francês, Jean-Michel Frodon, renomado crítico e escritor francês, ex-diretor de redação da revista Cahiers du Cinéma de 2003 a 2009, ministrou na primeira sexta-feira (10 de junho) a Masterclass de Crítica Cinematográfica. A palestra inaugural aconteceu no Espaço Cultural A Maison, no Consulado da França no Rio e teve como foco a reflexão sobre a linguagem cinematográfica e o seu diálogo com a sociedade; o evento foi aberto ao público e gratuito.

Através de debates sobre filmes, foram abordados os seguintes pontos:

* História da crítica cinematográfica.
* Análises diversas desde as definições da palavra crítica até seus impactos estéticos, econômicos e políticos.
* Comparação dessa atividade em diferentes países, incluindo o Brasil.

Fonte: artigo feito por uma das participantes da palestra

Vincent Lacoste na Cinemaison, 13 de junho

A Cinemaison em parceria com o Festival Varilux realizou a exibição de filmes do festival na sua clássica programação de segunda e terça-feira. Na segunda-feira, 13 de junho, a programação foi extensa com os filmes Um homem à altura, de Laurent Tirard, Um doce refúgio, de Bruno Podalydés, Lolo, o filho da minha namorada, comédia da atriz e diretora Julie Delpy e Hipócrates, de Thomas Lilti. As duas últimas sessões do dia contaram com a presença do ator Vincent Lacoste para apresentar os filmes nos quais atua. Depois dos filmes o ator conversou com o público sobre o processo de realização.

Finnegan Oldfield na Cinemaison, 20 de junho

No âmbito do Festival Varilux e da democratização das exibições do Festival, a Cinemaison realizou a exibição de filmes do festival na segunda-feira, 20 de junho. O dia começou com o clássico francês, Um homem e uma mulher, de Claude Lelouch, seguido de O novato, de Rudi Rosenberg, depois rolou Os cowboys, de Thomas Bidegain, filme que o ator Finnegan Oldfield atua, e a noite terminou com Chocolate, de Roschdy Zem. O ator Finnegan Oldfield esteve na Cinemaison para apresentar o seu filme e conversando com a sala cheia sobre o seu trabalho e atuação no cinema após a sessão.

Oficina de Roteiro no Rio de Janeiro, de 6 a 11 de junho, no Hotel Sofitel – Copacabana.

JPEG

O Festival de Cinema Francês Varilux, organizou a quinta edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros Audiovisuais, realizada em parceria com o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA) Paris/França. A oficina já é um evento esperado dentro da programação do Festival, e abrange estudantes de audiovisual, profissionais do mercado e entusiasta da sétima arte. Sob coordenação de François Sauvagnargues, com participação dos roteiristas e profissionais franceses Claire Barré, Corinne Klomp, Alain Layrac e Romain Compingt, a oficina foi dividida entre Cinema, Gênero de Comédia e Formatos para TV. O evento aconteceu entre os dias 6 e 11 de junho, no Hotel Sofitel, em Copacabana. Os participantes passaram por um processo de seleção para ingressarem na Oficina.

O Cônsul Geral da França recebe a comitiva francesa

O Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, ofereceu um coquetel em sua casa para a comitiva de artistas e profissionais do cinema que vieram ao Rio para participar do Festival Varilux. Foi uma oportunidade de apresentar os membros da comitiva aos profissionais do cinema brasileiro, reforçando assim os laços entre as indústrias cinematográficas dos dois países.

JPEG

JPEG

publié le 08/07/2016

haut de la page