O novo feminismo de Nathalie Loiseau, diretora do ENA (Ecole Nationale d’Administration)

De passagem por Brasília e Rio de Janeiro, a diplomata e diretora da prestigiosa “Ecole Nationale d’Administration” participou no dia 1° de junho de um debate sobre “O lugar das mulheres na vida publica”, ao lado de Nadine Gasman (ONU Women), Antonia Pellegrino (#AgoraÉQueSãoElas) e da jornalista Helena Celestino. Durante a sua estadia, Nathalie Loiseau encontrou-se também com os representantes do programa municipal "Young Leaders Cariocas" e com os diretores da Fundação Getúlio Vargas.

O novo feminismo

No dia 1° de junho, Nathalie Loiseau falou sobre “O lugar das mulheres na vida publica”, ao lado de Nadine Gasman (ONU Mulheres), Antonia Pellegrino (ativista) e da jornalista Helena Celestino. Durante sua passagem pelo Rio, Nathalie Loiseau foi entrevistada pelo jornal Valor econômico et pelo canal Globonews para o programa Milênio, que irá ao ar proximamente. Autora do livro “ Choisissez tout ” (“Escolha tudo”), Nathalie Loiseau falou sobre o novo feminismo que ela defende, empenhando-se em abrir o acesso aos altos cargos da administração publica às mulheres, denunciando os abusos e as violências aos quais elas são frequentemente submetidas na vida profissional e na intimidade doméstica.

JPEG
Nadine Gasman (ONU Mulheres), Helena Celestino, Nathalie Loiseau e Antonia Pellegrino

JPEG

JPEG
Gravação do programa Milênio do canal Globonews

JPEG
Nathalie Loiseau e Leila Sterenberg, apresentadora do programa Milênio da Globonews

Encontro com os participantes do programa "Young Leaders Cariocas"

Nathalie Loiseau aproveitou a visita para se encontrar com quinze participantes do programa de treinamento de jovens executivos da Prefeitura do Rio, o “Young Leaders Cariocas ”. Este programa, criado pela própria Prefeitura do Rio , se propõe a oferecer treinamentos específicos a futuros executivos, para que se tornem profissionais de primeira linha. Com a apresentação da ENA feita pela diretora, estabeleceu-se uma troca de idéias interessante entre os estudantes e Nathalie Loiseau , sobre as qualidades necessárias para os executivos na função publica e as possibilidades de parcerias entre este programa e a ENA , inclusive vários cariocas já participaram de cursos na ENA.

Visita à Fundação Getúlio Vargas

Nathalie Loiseau reuniu-se também com os diretores de diversas escolas que compõem a Fundação Gétulio Vargas (FGV), que é considerada uma das melhores escolas de administração da América Latina. Após a apresentação da Fundação por um de seus diretores, foram discutidas possibilidades de parcerias entre a ENA e a FGV , que já firmou 10 acordos de cooperação com outras instituições de ensino superior na França, como escolas de comércio entre as quais a Paris Dauphine.

JPEG
Nathalie Loiseau e o Cônsul Général, Brice Roquefeuil

Entrevista de Nathalie Loiseau ao jornal Valor Econômico (03/06/2016) :

JPEG

publié le 07/06/2016

haut de la page