Os atletas franceses de Tae-kwon-do, Judô, Natação e Pentatlo moderno no Rio.

Como parte dos eventos-teste, que como titulo “AqueceRio”, varias federações esportivas francesas enviaram os seus atletas para participarem. O objetivo dessas competições é de testar as diversas instalações e estruturas montadas para os JO, uma espécie de ensaio geral antes dos próximos Jogos.

Assim, entre fevereiro e março, as equipes de tae-kwon-do, judô, natação (mergulho e nado sincronizado) e de pentatlo moderno vieram ao Brasil para participarem de diversas competições.

Equipe da França de Tae-kwon-do: treino, visita à cidade e encontro em uma escola da comunidade do Morro da Babilônia

Primeira a chegar no Rio, a equipe Olímpica de tae-kwon-do, composta de atletas e técnicos, veio para treinar e conhecer o clima festivo da “Cidade Maravilhosa”, logo depois do tradicional carnaval Carioca. Além dos treinos, uma programação de visitas foi montada para eles. Durante a sua estadia, a equipe pode conhecer a beleza das paisagens oferecidas pela cidade, a diversidade do povo e os principais pontos turísticos (o Morro dois Irmãos, o Pão de Açúcar, o Vidigal, Copacabana…).

Eles também visitaram a escolinha da Associação francesa Sorrisos no Morro na comunidade da Babilônia, para conhecer as crianças e deram uma aula inicial de tae-kwon-do. Os membros da equipe também assinaram uma camiseta que foi oferecida ao melhor aluno da turma.

A quarta-feira terminou com uma recepção com o Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, o Cônsul-adjunto, Jean-François Laborie, e o Adido Olímpico e paraolímpico Alexandre BAZIRE, que aproveitaram para trocar idéias com a equipe.

Os atletas franceses de Taekwendo, foram encontrar as crianças do projeto Sorrisos No Morro, uma associação francesa que...

Posté par Consulado da França no Rio sur mercredi 16 mars 2016

Equipe francesa de nado sincronizado e de mergulho: medalha de bronze e qualificação para os Jogos

Jacques Favre, diretor técnico da Federação Francesa de Natação, e o seu adjunto Nicolas Scherer, também estiveram presentes nos eventos-teste de nado sincronizado e de mergulho. As nadadoras francesas em dupla realizaram uma belíssima apresentação, chegando ao terceiro degrau do pódio e alcançando a qualificação para os Jogos.

PARABENS ! FELICITATION !Parabéns para Laura Auge e Margaux Chrétien, nossas duas atletas de dueto de nado sincronizado por ter conseguido uma vaga para os jogos Olímpicos Rio 2016.Hoje, o Cônsul Geral Adjunto, Jean-François Laborie, o diretor do Instituto Frances no Rio de Janeiro, Guillaume Pièrre, o Responsável do serviço econômico, Pierre Sejourné, e a Adida Olimpica Adjunta, Sarah Bem Hadj, foram parabenizar o dueto e a Chef de team Sylvie Neuville.Como eles, não percam a oportunidade de torcer para nosso team de grupo que vai competir este sábado para o programa técnico e Domingo para o programa livre as 11h15, no Centro Aquático Olímpico Maria Lenk na Barra de Tijuca.A competição e já de nível olímpico, pois é uma prova qualificatoria!A entrada é franca e o estacionamento tem custo de 20 reais, sem limite de tempo.Vejam mais informações: http://www.cbda.org.br/synchroqualifying/infoVenha torcer e traga sua bandeira Francesa e suas camisas "Rio de Janeiro é #EspritBleu" !

Posté par Consulado da França no Rio sur jeudi 3 mars 2016

Os atletas franceses de mergulho tiveram a oportunidade de conhecer as crianças da associação franco-brasileira Terr’ativa, um encontro enrequecedor para todos! Participe deste momento com este video feito pela associação:

Du plongeon dans la Favela !

#SOLIDARIO# L'équipe de France de Plongeon est venue à Terra'tiva pour le projet Solida'Rio , une rencontre étonnante et étonnée ;-)Vous voulez soutenir ce projet et permettre la création d'une maison d'éducation et d'un terrain sportif ? Faites un don sur la page Solida'Rio ou sur Solidario.fr

Posté par Solida'Rio sur lundi 29 février 2016

Equipe ‘A Esperança do Judô’: competição-teste e entrevista com o diretor técnico adjunto da equipe francesa.

Na semana seguinte, foi a vez da equipe de judô vir ao Brasil, trazendo os melhores atletas franceses desse esporte. A competição da quarta-feira dia 9 de março aconteceu na Arena Carioca 1, que foi preparada para o evento. Durante os JO, as competições vão acontecer na Arena Carioca 2. As duas Arenas ficam no Parque Olímpico da Barra, zona oeste do Rio.

JPEG

Lá também nos encontramos com o diretor técnico adjunto, Eric Buonomo, que nos concedeu uma pequena entrevista, explicando um pouco o seu papel na preparação para os JO.

JPEG

Pentatlo moderno: Copa do Mundo e visita ao Club France, futuro ponto de encontro dos torcedores da França durante a quinzena olímpica

Para terminar, a equipe de pentatlo moderno chegou ao Rio, para participar de segunda etapa da Copa do Mundo. Um evento-teste muito importante, tanto para os atletas quanto para os organizadores dos Jogos Olímpicos do Rio2016. Na equipe feminina, Elodie Clouvel chegou em 10° lugar. Apesar de terem começado bem na final, levando inclusive o primeiro lugar em esgrima e o segundo lugar em natação, um resultado desfavorável em equitação a afastou do pódio. Além disso, as condições climáticas daquele sábado o Rio tornaram as provas de tiro muito complexas (os equipamentos eletrônicos não funcionam bem quando há muita humidade). A equipe masculina também não subiu ao pódio. O melhor resultado francês foi o de Christophe Patte que chegou em 11° lugar.

Durante esta viagem ao Rio, a equipe também visitou o Club France, na Sociedade Hípica, na lagoa. Acompanhados por Sarah Bem-Hadj, adida olímpica adjunta, eles conheceram o lugar onde as equipes irão comemorar as medalhas olímpicas que conseguirem ganhar.
JPEG

Assim se passaram essas semanas, sob um sol escaldante (de até 45°!) num clima esportivo e festivo, com o tom da solidariedade e da amizade franco-brasileira.

Veja a entrevista do diretor técnico nacional adjunto da equipe francesa de judô: #Rio2016 / Judô: os bastidores do judô francês, um encontro com Eric Buonomo
Veja os retratos dos atletas de Tae-kwon-do que virão defender as cores da França nos Jogos do Rio 2016: #Rio2016 / Taekwendo: Encontro com a equipe francesa “les Bleus”

publié le 17/03/2016

haut de la page