PSA Peugeot Citroën e FAPERJ assinam acordo para pesquisa em biocombustíveis

PSA Peugeot Citroen e a Fundação Carlos Chagas Filho de Ajuda à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) assinaram na quinta-feira 10 de outubro um acordo de cooperação para a pesquisa sobre biocombustíveis e motores. A assinatura aconteceu durante a terceira Feira FAPERJ de Ciência, Tecnologia e Inovação no Centro Cultural de Ação e Cidadania no bairro da Gamboa.

JPEG

O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, comemora o acordo assinado com a PSA Peugeot Citroen.

Estavam presentes na cerimônia, o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, o Prersidente da FAPERJ , Ruy Garcia Marques, o Cônsul Geral da França, Brice Roquefeuille, o Diretor para a América Latina da PSA Peugeot Citroën, François Sigot, a Diretora de Comunicação e Relações Exteriores para a América Latina, Fernanda VillasBoas, o Presidente da Academia Brasileira de Medicina, Pierre Novellino e o Presidente do Instituto de Matemática Aplicada, Jacob Palis.

JPEG

Da esquerda para a direita : François Sigot (Diretor de Pesquisa e Desenolvimento para a América Latina da PSA Peugeot Citroën), Fernanda Villas-Bôas (Diretora de Comunicação e Relações Exteriores para a América Latina), Ruy Garcia Marques (Presidente da FAPERJ), Gustavo Tutuca (Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia), Brice Roquefeuille (Cônsul Geral da França), Guillaume Pierre (Adido de Cooperação e de Ação Cultural do Consulado Geral).

_

Antes da assinatura, o Cônsul Geral, Brice Roquefeuille, expressava sua satisfação com essa cooperação : " Fico feliz com esse primeiro acordo no gênero entre o Governo do Rio de Janeiro e uma empresa francesa, uma parceria tanto mais importante quanto envolve um tema essencial, o dos biocombustíveis.

François Sigot, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento para a América Latina da PSA Peugeot Citroën, tomou a palavra no palco da FAPERJ alguns instantes antes da assinatura e declarou entusiasmado : « a inovação faz parte do DNA da PSA Peugeot Citroën e esse acordo é a prova do vínculo estreito que nos une ao Rio de Janeiro. Nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, prosseguiu, é uma referência mundial dentro do Grupo PSA Peugeot Citroën no campo dos biocombustíveis e matérias verdes e, graças a essa parceria com a FAPERJ, vamos reunir nossos especialistas e os pesquisadores brasileiros a fim de trocarmos know-how e desenvolvermos estudos que contribuirão para a eficácia e a qualidade dos motores e dos biocombustíveis no país ».

(François Sigot da PSA Citroën responde aos jornalistas)

A parceria entre a FAPERJ e a PSA Peugeot Citroën prevê um investimento de 1,6 milhão de reais para o desenvolvimento de produtos e de técnicas da cadeia de produção do setor automobilístico do Estado do Rio de Janeiro.
A licitação para projetos será lançada no site da FAPERJ no dia 17 de outubro no site da

FAPERJ

0s projetos, selecionados em conjunto pela FAPERJ e a PSA Peugeot Citroën serão desenvolvidos por pesquisadores de instituições de ensino e de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, que trabalham com motores, biocombustíveis e a adequação dos motores aos biocombustíveis.

Algumas palavras sobre a FAPERJ :

A FAPERJ é a agência de apoio à ciência, tecnologia e inovação no Estado do Rio de Janeiro. Ela é vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia que visa estimular as atividades nos campos científico e tecnológico, e a apoiar de forma ampla os projetos e programas das instituições acadêmicas e de pesquisa e as micro e pequenas empresas do setor tecnológico baseadas no Rio de Janeiro.

Ver : http://www.faperj.br/

Algumas palavras sobre a PSA Peugeot Citroên :

O segundo maior construtor automobilístico da Europa, PSA Peugeot Citroen está presente industrialmente no Brasil desde 2001, com a inauguração do Centro de Produção de Porto Real no Estado do Rio de Janeiro. No Brasil, o grupo PSA Peugeot Citroên conta com a sede de um de seus centros internacionais de pesquisa, desenvolvimento e design : o « Latin America Tech Center ». No total, através das atividades industriais, comercias e de Pesquisa e Desenvolvimento, a PSA Peugeot Citroën reúne cerca de 5 000 colaboradores no Brasil.

Ver : http://psa-peugeot-citroen.com.br/)]

publié le 26/01/2015

haut de la page