Plantu e Riad Sattouf, convidados para participar da FLIP em Paraty e de um encontro com caricaturistas no Cinémaison

O caricaturista Plantu, do jornal Le Monde, e o desenhista Riad Sattouf, participaram do Festival Internacional de Literatura de Paraty (FLIP), e foram convidados para um encontro-debate no Cinémaison.

JPEG

O caricaturista Plantu e o desenhista Riad Sattouf participaram da 23ª edição do Festival de Literatura de Paraty (FLIP), do dia 1° ao dia 5 de julho de 2015. Convidados pelo festival, em parceiria com o Escritorio do Livro da Embaixada da França no Brasil, para participarem da mesa-redonda “balões e blasfêmias”, junto com o caricaturista brasileiro Rafa Campos, os desenhistas franceses defenderam a liberdade de expressão e do desenho.

JPEG

Mesmo reconhecendo que hoje em dia é perigoso expressar-se livremente, o caricaturista Plantu continua acreditando que “a arte pode contornar a intolerância”. “Temos que ter sempre muito cuidado para não ofender ou humilhar ninguém” disse o desenhista, para quem a associação Cartooning For Peace existe justamente para proteger os desenhistas do mundo inteiro das ameaças de pessoas descontentes.

Após a mesa-redonda, o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro ofereceu um coquetel, estendendo o encontro com Plantu e Riad Sattouf.

JPEG
JPEG

Depois de Parati, o caricaturista Plantu veio ao Rio de Janeiro, onde o Cinémaison, em parceria com o “Ciclo Ato Criador”, promoveu a projeção do filme “Caricaturistas: soldados da democracia”, seguida de um debate mediado pelo jornalista Bernardo Esteves, com Plantu e três outros caricaturistas brasileiros: Ziraldo, Paulo Caruso e Claudius. Plantu perguntou aos colegas sobre a liberdade de expressão no Brasil, na época da ditadura e hoje. A discussão foi em seguida aberta ao publico, que pôde fazer perguntas aos caricaturistas.

Na mesma ocasião, a exposição “Cartooning for Peace” foi temporariamente instalada no salão de recepções do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. O público pôde aprender um pouco mais sobre os riscos e desafios da profissão de caricaturista em diversos lugares do mundo.

JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG

Mais informações no site Bibliofrança ou na pagina Facebook Bibliofrança.

publié le 11/08/2015

haut de la page