Prefeito de Nice, Christian Estrosi, visita o Rio

Uma delegação de Nice Côte d’Azur, liderada por seu presidente, Christian Estrosi, prefeito de Nice, deputado da região dos Alpes-Marítimos, esteve no Rio de Janeiro nos dias 19 e 20 de agosto para estreitar as relações entre as duas cidades, com intercâmbio nas áreas de segurança, tecnologia e cultura.

O prefeito de Nice esteve com o secretário de segurança pública, José Mariano Beltrame e com o vice-prefeito Adilson Pires para trocar experiências sobre as políticas e medidas de segurança pública adotadas pelo Rio de Janeiro para grandes eventos, como a Copa e, futuramente, as Olimpíadas (Nice será uma das sedes do Campeonato Europeu de Futebol, o Euro 2016).

JPEG

O secretário de segurança pública, José Mariano Beltrame; o prefeito de Nice, Christian Estrosi, o deputado da região dos Alpes Marítimos, Rudy Salles, o cônsul geral da Françe, Brice Roquefeuil e o cônsul adjunto, Jean-Charles Ledot

Christian Estrosi também visitou a UPP do Morro Santa Marta e conheceu de perto a política de aproximação entre a polícia e a comunidade. Esteve também no Centro de Operações da Prefeitura na Cidade Nova, inagurado em maio de 2013.

A missão liderada por Estrosi teve por objetivo estreitar os laços entre as duas cidades que são consideradas ’gêmeas’ desde 1977, lançando novos projetos de cooperação na área de transportes, segurança e no setor cultural através da assinatura de cartas de compromisso.

A comitiva de Nice também participou de encontros organizados pelo Presidente da FIRJAN, dentre eles com o diretor da agência de desenvolvimento econômico do Rio Rio de Janeiro, a Rio Negócios.

O carnaval também une Nice à cidade maravilhosa. A carnavalesca Maria Augusta foi condecorada com a medalha de honra da cidade de Nice em coquetel na residência consular com a presença de personalidades francesas e brasileiras.

JPEG

A carnavalesca Maria Augusta; o deputado da região dos Alpes Maritímes, Rudy Salles e o Cônsul geral da França no Rio, Brice Roquefeuil.

Maria Augusta é parceira de longa data da prefeitura de Nice, onde é conhecida como "Embaixatriz do samba": há mais de 25 anos é conselheira do famoso carnaval da cidade francesa. Ela já deu aulas na universidade de Nice (no curso de Arte do espetáculo e na escola profissional de Palmiers) sobre a arte da concepção de fantasias carnavalescas com adaptação para o carnaval de rua. Foi também a idealizadora do primeiro grupo carnavalesco de Nice, os "Babaouettes".

JPEG

O prefeito de Nice, Christian Estrosi; a carnavalesca Maria Augusta; o deputado dos Alpes Marítimos, Rudy Salles e o Cônsul geral da França, Brice Roquefeuil.

JPEG

O coquetel na residência consular

No dia 20 de agosto, o prefeito Christian, Estrosi visitou a Cidade do Samba e assinou uma carta de intenções com Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador e produtor ao lado de Ana Muller, do ’Trem do Samba’. O trem do samba, sai da Central uma vez por ano, no dia 2 de dezembro, dia nacional do samba, reunindo sambistas e músicos e tendo como destino final a estação de Oswaldo Cruz. O evento reúne cerca de 300 mil pessoas a cada ano. Em 2015 o trem do samba desembarca em Nice, e deve acontecer no tram way, espécie de VLT, no âmbito das comemorações pelos 450 anos do Rio de Janeiro.

JPEG

O prefeito de Nice, Christian Estrosi e Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador do « Trem do samba"

Fotos: Divulgação/Consulado Geral da França

Mais detalhes:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/08/prefeito-de-nice-vem-ao-rio-para-criar-relacao-bilateral-entre-brasil-e-franca.html

http://oglobo.globo.com/rio/atencao-passageiros-do-trem-do-samba-proxima-parada-franca-13704109

http://www.jcom.com.br/noticia/149770/Marcia_Peltier_Encontro_produtivo

http://lulacerda.ig.com.br/maria-augusta-e-reconhecida-pelo-carnaval-frances/

http://www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/rio-de-janeiro/20082014-190698-prefeito-de-nice-vem-ao-rio-para-criar-relacao-bilateral-entre-brasil-e-franca

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-08-21/trem-do-samba-desembarca-em-nice-quando-faz-20-anos.html

http://www.monitormercantil.com.br/index.php?pagina=Noticias&Noticia=157544

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2014/08/21/a-coluna-de-hoje-546749.asp#.U_YsIRp8hnI.facebook

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-08-30/consul-frances-atua-no-rio-com-jeito-de-velho-amigo-dos-cariocas.html

publié le 10/09/2014

haut de la page