Preparação do Rio2016: missão de cooperação entre as policias.

Três agentes da Policia Nacional Francesa (CRS ou Compagnies Républicaines de Sécurité) dedicaram duas semanas ao treinamento das unidades do Batalhão da Policia de Choque, da Brigada Canina e do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE) do Rio de Janeiro, tendo como tema a “gestão democrática de multidão”.

Chefiando a missão, a tenente Anne-Christine Poinchon chegou ao Rio de Janeiro no dia 14 de novembro, logo após os atentados - em que ela atuou no Stade de France. Com ela, vieram participar deste intercâmbio o cabo-chefe Antonio Marçalo e o soldado Nicolas Louvier, sendo acompanhados no Batalhão pelo Major Silva.

No pátio do batalhão de Choque, no bairro do Estácio, as unidades realizaram simulações de gestão de multidão e de solução em caso de ocupação pacifica, na presença do Cônsul geral adjunto, Jean-François Laborie.

JPEG

JPEG

Polícia Francesa treina Batalhão de Choque para as Olimpíadas de 2016.Saiba mais no nosso site:...

Posté par Consulado da França no Rio sur mercredi 2 décembre 2015

Possuidora de grande experiência em grandes manifestações, a policia nacional francesa vem prestando apoio às unidades brasileiras desde 2009.

“Achei os brasileiros compenetrados e rigorosos, bem dispostos e decididos a aprimorar seus métodos, principalmente tendo em vista os Jogos Olímpicos”, explicou a tenente Poinchon. “Os olhos do mundo inteiro estarão voltados para cá, e eles farão tudo para passar a melhor imagem possível do Brasil.”

Durante a entrega dos diplomas franco-brasileiros aos trinta policiais do Batalhão de Choque que receberam o treinamento, o major Silva destacou “os bons resultados dos encontros e a consolidação da amizade entre os dois países” que surgiram com esses intercâmbios, e agradeceu à França por terem mantido o treinamento no Rio de Janeiro, “logo após o drama que aconteceu em Paris”.

JPEG

Thierry Guiguet-Doron, Adido da segurança interior junto à Embaixada da França em Brasília e Bernard Delbé, Adido de segurança interior adjunto, estiveram presentes durante esta operação.

publié le 08/12/2015

haut de la page