Programa Capes/Cofecub seleciona projetos de pesquisa entre IES do Brasil e da França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou em abril, o edital n° 19/2014, referente ao Programa Capes/Cofecub, que selecionará projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias com vistas a fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior (IES) e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses.

A seleção das propostas será feita em quatro etapas: verificação da consistência documental, análise do mérito, priorização das propostas com parecer favorável e decisão conjunta entre a Capes e o Cofecub. Cada proposta deverá conter planejamento de atividades considerando a duração máxima de financiamento dos projetos de quatro anos.

Os projetos selecionados terão como benefícios missões de trabalho, missões de estudo e recursos para material de consumo.

De acordo com o edital, a previsão é de que sejam aprovados até 36 projetos, podendo haver alteração deste quantitativo mediante decisão conjunta das agências e disponibilidade orçamentária.

A proposta em francês deverá ser encaminhada para o link disponibilizado para este fim na página do ÉGIDE >>http://www.egide.asso.fr/jahia/Jahia/accueil>>

Mais informações pelo e-mail cofecub.projetos@capes.gov.br.

Quatorze projetos de universidades cariocas já foram aprovados, dentre eles oito da UFRJ até o momento (maio de 2014):

PDF - 79.7 KB

Fonte: Coordenação de Comunicação Social da Capes

publié le 26/01/2015

haut de la page