Retrospectiva Varan chega ao Rio de Janeiro!

Filmografia reúne documentários excepcionais sobre a história do mundo contemporâneo. Esta vai ser a a Retrospectiva Varan, mostra realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 23 de abril, com exibição de 45 títulos. Entrada franca.

JPEG

O projeto Varan, cuja sede fica em Paris, foi oficialmente fundada em 1981, por iniciativa dos cineastas Jean Rouch e Jacques d’Arthuys, com o objetivo de formar jovens documentaristas em países onde ainda não havia uma produção cinematográfica própria.

A retrospectiva exibirá parte desse imenso acervo de obras produzidas pelos Ateliers Varan, seus estagiários e fundadores, nos mais de 30 anos de oficinas pelo mundo. Varan preconiza um cinema de campo, fundado nas técnicas do cinema direto, na descrição da vida cotidiana, na relação continuada com os personagens, filmados em sua existência habitual, e na abertura para a contextualização sociopolítica do tema abordado.

Uma campanha de financiamento coletivo subsidiou o catálogo da mostra – publicação inédita e bilíngue (português/francês), que trata dos Ateliers e traz depoimentos de fundadores e participantes.

Confira a programação completa no evento Facebook: https://www.facebook.com/events/1708918679349516

Parceiros: IRCAV-Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle, Ateliers Varan.

Apoio: Cinemateca da Embaixada da França, Embaixada da França no Brasil, Institut Français.

publié le 07/04/2016

haut de la page