Semana Lilian Thuram no Museu de Arte do Rio

JPEG

De 11 a 15 de março, o projeto "Africa hoje", no Museu de Arte do Rio dedica uma semana ao ex-jogador Lilian Thuram por sua atuação na campanha contra o racismo

JPEG

África Hoje no MAR

O Museu de Arte do Rio ,o (MAR), abre uma série de atividades dentro do programa Escola do Olhar, que acontecerão durante todo o ano de 2014. A primeira dentre estas séries receberá o ex-jogador Lilian Thuram, reconhecido por seu engajamento na luta contra o racismo.

Situado na Zona Portuária do Rio de Janeiro, também chamada "Pequena África", em alusão à presença de Quilombos no momento da abolição da escravatura no Brasil, o programa Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio apresenta o projeto África Hoje.

Com curadoria de Antônio Pinto Ribeiro, professor associado da Universidade Católica de Lisboa e curador do Programa Gulbenkian Próximo Futuro, o programa se estenderá ao longo de 2014 e engloba uma série de atividades em homenagem à diversidade - de pessoas, etnias, regimes políticos - do continente africano, comprovando a grandiosidade de sua produção artística e de sua capacidade crítica e intelectual.

De 11 a 15 de março, a primeira etapa dessa programação será a Semana Lilian Thuram.

Ao mesmo tempo, um primeiro momento inaugural da Mostra de cinema Nova África será apresentado. O ciclo "Primeiros Filmes" (filmes realizados por fundadores do cinema africano), exibirá as produções que lançaram a sétima arte no continente (ver http://www.museudeartedorio.org.br/ ).

O programa África Hoje apresentará em seguida duas novas etapas, que abordarão a literatura e a poesia bem como as diferentes etnias presentes no continente.

Semana Liliam Thuram – Educação contra o Racismo

Nascido em Guadalupe em 1972, Lilian Thuram teve uma carreira de prestígio como jogador de futebol internacional : campeão do mundo em 1998, campeão da Europa em 2000, vice-campeão do mundo em 2006 bem como inúmeros títulos pelos clubes em que atuou. Em 2008, criou a Fundação Lilian Thuram, educação contra o racismo.

JPEG

Antônio Pinto Ribeiro comenta essa ação : "Lilian Thuram é uma personalidade fantástica, e, em sua Fundação (Fundação Lilian Thuram), trabalha com pesquisadores, antropólogos e historiadores, ministrando seminários nas escolas e universidades sobre a questão do preconceito racial".

Durante sete dias, Lilian Thuram participará de uma intensa programação que compreende uma conferência, visita a locais emblemáticos da questão racial no Rio de Janeiro. Também estão programados encontros com atores do movimento negro, estudantes universitários e do ensino médio...

Programação Semana Lilian Thuram:
  • 11de março, às 19h30 : Conferência de Lilian Thuram no Teatro da Maison de France (Av. Antonio Carlos, 58 - Centro) inscrições pelo site www.museudeartedorio.org.br.
  • 12 de março, às 10hs:Visita ao Liceu Experimental Olímpico Félic Mielli Venerando no Caju.
  • 12 de março, de 14hs às 16hs: Encontro com especialistas na questão do racismo no Brasil. Auditório Museu de Arte do Rio.
  • 13 de março, de 10hs às 13hs: Visita à Pequena África – Cemitério dos Novos Pretos e Cais do Valongo, zona portuária do Rio de Janeiro.
  • 13 de março de 14hs às 17hs: Visita ao Liceu Molière.
  • 14 de março, de 10hs às 12hs: Entrega do Comdedine aos alunos e professores das escolas municipais de educação e debate com os professores sobre o racismo na escola. Museu de Arte do Rio.
  • 14 de março, de 14hs às 20hs: Programa 100 anos de Abdias do Nascimento –cerimônia de abertura e seminário. Cais do Valongo e sede da Ação e Cidadania.
  • 15 de março, das 13hs às 17hs: Visita ao Morro do Alemão encontro com jovens autores negros. Morro do Alemão - FLUPP (Festa Literária da Periferia

Fazer o download do release do Museu de Arte do Rio sobre a Semana Lilian Thuram (com programação :

Word - 652.3 KB

[(Fontes :

Museu de Arte Moderna do Rio :
http://museudeartedorio.org.br/pt-br/evento/inicio-do-programa-africa-hoje-no-mar

Fundação Lilian Thuram – Educação contra o Racismo : [http://www.thuram.org/->http://www.thuram.org/

publié le 07/03/2014

haut de la page