Visita do Cônsul ao Morro da Babilônia

O Cônsul Geral da França, Brice Roquefeuil, visitou o Morro da Babilônia e prestigiou dois projetos de iniciativa francesa: a Galeria Babilônia 1500 e o Ateliê de Arquitetura de Favela.

A Galeria Babilônia 1500.

JPEG
Foto: Fabio Rossi

Alex Bueno, fundador da galeria, e Monique Dos Santos, gerente da galeria, receberam a visita do Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil. Depois de percorrerem com ele a exposição "Espaços Aprisionados" do fotógrafo Pedro Lobo, Monique e Alex apresentaram o acervo da galeria, que possui trabalhos dos fotógrafos Julio Bittencourt, Hirosuke Kitamura, Bruno Cals, Miguel Rio Branco...

Visite o site e a página Facebook da Galeria 1500 Babilônia.

Ateliê de Arquitetura de Favela

JPEG

Laure Beringuer, cujo perfil foi apresentado no site do Consulado em maio de 2015 http://riodejaneiro.ambafrance-br.o..., é uma arquiteta francesa que criou o Ateliê de Arquitetura de Favela em 2014.

No começo, era apenas um projeto cultural de interesse social, que aos poucos se transformou em uma pequena empresa. O projeto foi integrado pela incubadora de empresas inovadoras ‘Rio Criativo’ da Secretaria da Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

A missão do Ateliê é fazer com que todos tenham acesso a moradias que respeitem os padrões de segurança, salubridade e conforto. Acompanhamos todo o processo de construção nas favelas para ajudar os moradores a construírem melhor, de forma mais econômica e ecológica. Para isso, oferecemos aos moradores da comunidade os nossos serviços de arquitetura, a preços acessíveis. Organizamos treinamentos para os marceneiros e estamos criando um site internet, onde cada um poderá ter acesso às informações necessárias de seus projetos, do desenho ao canteiro de obras. A empresa está crescendo muito depressa e agora nós estamos buscando parceiros que possam participar materialmente (com a doações de capacetes e botas para os operários, material de construção) e financeiramente.

Junto com o meu companheiro, abrimos também um bar-restaurante no Morro da Babilônia, que se chama Espaço Jardim da Babilônia e tem uma vista maravilhosa da praia de Copacabana. Inauguramos há poucos meses e estamos muito satisfeitos com o resultado. A coxinha de feijoada, especialidade da casa, está fazendo o maior sucesso!

Conheça [a página Facebook do Ateliê de Arquitetura de Favela >https://www.facebook.com/Ateli%C3%AA-de-Arquitetura-de-Favela-551202044980394/ ]!

Baixe a apresentação do projeto:

PDF - 1.1 MB

JPEG

Veja as fotos da visita:

JPEG
Monique Santos, gerente da galeria, Brice Roquefeuil, Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro e Alex Bueno, fundador da galeria

JPEG

JPEG

JPEG

JPEG
Laura Beringuer, arquiteta fundadora do projeto Ateliê de Arquitetura de Favela

publié le 08/12/2015

haut de la page