Visita oficial da Ministra da saúde, dos assuntos sociais e dos direitos das mulheres

A Ministra da saúde, dos assuntos sociais e dos direitos das mulheres na França, Marisol Touraine, fez uma visita oficial ao Brasil na semana passada. Marisol Touraine, junto com Arthur Chioro, Ministro da Saúde do Brasil, presidiu os primeiros encontros franco-brasileiros da saúde, que reuniram em Brasília cerca de cem participantes, entre os quais vinte profissionais Franceses.

Durante a sua estadia no Rio, a Ministra visitou o Centro de Saúde (UPA) da Rocinha e a sede da Fiocruz, além de se reunir com executivos e mulheres engajadas na promoção da igualdade no Brasil.

JPEG

Em sua visita ao Rio de Janeiro, a Ministra da saúde, dos assuntos sociais e do direito das mulheres, Sra. Marisol Touraine, visitou a UPA da Rocinha, acompanhada da Vice-Secretária Municipal da Saúde, Sra. Betina Durovni, e do Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, Sr. Brice Roquefeuil.

JPEG
JPEG
JPEG
JPEG

Durante a visita, as Sras. Touraine e Durovni conversaram sobre o funcionamento das UPAS, criadas para atender às necessidades da população.

JPEG

Em seguida, um almoço foi oferecido na residência do Cônsul Geral da França, reunindo um grupo de mulheres francesas e brasileiras engajadas em ações pela defesa dos direitos das mulheres.

JPEG

A Sra. Ministra também se encontrou durante a visita com os representantes de diversas empresas francesas implantadas no Brasil, que participam do “Club Santé” (“Clube Saúde”), organizado pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB). O encontro permitiu que fosse evocada a presença no Brasil de nossas empresas nos setores de saúde e dos cosméticos.
JPEG

Finalmente, a Sra. Touraine se reuniu com a Ministra de Estado de Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, Sra. Tereza Campello. As duas ministras conversaram sobre o programa “Bolsa Familia” e sobre os sistema francês de auxilio social.

JPEG
JPEG
JPEGFoto: Peter Ilicciev

Uma visita ao Instituto Fiocruz, no Rio de Janeiro, também permitiu que a Ministra conhecesse um das mais importantes instituições de saúde do país e um dos principais parceiros da França no campo da pesquisa médica no Brasil.

JPEGFoto: Peter Ilicciev
JPEGFoto: Peter Ilicciev

Para concluir, um coquetel foi oferecido no Consulado Geral da França em homenagem à visita da Sra. Ministra, com a presença de personalidades da área da saúde e de associações atuantes no setor social e em prol da defesa dos direitos das mulheres.

JPEG
JPEG

publié le 05/08/2015

haut de la page