A Y generation pretende capacitar 200 mil jovens brasileiros de baixa renda até 2020

O projeto francês "Y Generation Education", único finalista com atuação no Brasil, concorre a um prêmio de dois milhões de reais no “Desafio de Impacto Social 2015” da Google.

PNG
Y Generation Education chamou nas redes sociais os seus fãs para votar no projeto

“Ajude-nos a mudar a educação”

A Y Generation Education está entre as 10 iniciativas anunciadas pela Google França para a disputa do Desafio de Impacto Social 2015, competição que financia soluções inovadoras com o objetivo de mudar o mundo. O projeto é o único finalista com atividades no Brasil e é liderado pelo economista bengalês e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, conhecido como "banqueiro dos pobres".

O Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, postou um vídeo no YouTube chamando a todos para votar no Y Generation Education no "Desafio de Impacto Social 2015".

Serão distribuídos quatro prêmios de 500 mil euros (mais de R$ 2 milhões) aos projetos mais votados até 7 de outubro, no site impactchallenge.withgoogle.com/france2015. Com esse valor, a Y Generation Education pretende trazer ao Brasil uma tecnologia inédita voltada à educação profissional de jovens de baixa renda, desenvolvida pela startup norte-americana CSMLearn.

«O prêmio da Google pode acelerar nosso crescimento no Brasil e firmar o lançamento nos próximos quatro meses das primeiras turmas no Rio de Janeiro, em Curitiba e São Paulo, onde já efetuamos testes da plataforma com a Renault e o Grupo Pão de Açúcar», afirma a co-fundadora Lois Warner, no escritório da Arca Urbana, comunidade de empreendedores voltados para a transformação social, na capital fluminense. A expectativa da empresa é gerar, inicialmente, mais de 30 empregos.

O programa de educação ensina competências fundamentais para o ambiente corporativo - lógica numérica, compreensão escrita e oral, métodos de resolução de problemas, etc. - e aprimora as habilidades comportamentais. A ideia é capacitar milhares de jovens de baixa renda para atuarem em grandes empresas.

Com duração de 100 horas, o programa se baseia na plataforma de ensino adaptativo da CSMLearn, que analisa continuamente as respostas de cada participante, seus métodos de aprendizagem e estado emocional, a fim de adaptar as questões ao perfil individual. Além do conteúdo teórico, o sistema, considerado o mais avançado do mundo neste campo, permite treinar a persistência, a autonomia e a atenção aos detalhes, qualidades necessárias no mercado.

Video de apresentação do projeto Y Generation Education

Iniciativa apoiada por gigantes industriais

Segundo a revista britânica The Economist, a produtividade no Brasil é duas vezes menor que no Chile e no México. Em tempos de crise, as empresas brasileiras precisam aumentar o rendimento de funcionários em todos os níveis - um incentivo e tanto para Y Generation Education realizar seu projeto no País. «Ainda não temos no mercado uma iniciativa tão eficiente relacionada à educação profissional e aprimoramento de competências não técnicas, por isso estou convencido da missão do Y Generation Education no Brasil», diz Quentin Dubois, diretor de Tecnologia de Informação dos Recursos Humanos da América Latina para a L’Oréal e conselheiro da startup.

Na sua avaliação, o projeto é simples e pode ser facilmente implantado em larga escala, em função da tecnologia única e da motivação da equipe, que está engajada na aplicação da tecnologia. O Vice-Presidente da Renault Brasil, Alain Tissier, tem opinião semelhante: «O conhecimento técnico não garante necessariamente a capacidade de síntese ou de raciocínio lógico de um indivíduo. Hoje, esta é uma questão fundamental para o desenvolvimento das equipes, daí o nosso interesse pelo projeto inovador do Y Generation Education», elogia.

Além da Renault e do Grupo Pão de Açúcar, a startup trabalha na implementação de iniciativas-piloto no Brasil com as empresas Danone, Essilor, L’Oréal e Schneider Electric.

Desafio de Impacto Social da Google França
- Data para votação: 14/09 até 07/10
- Site: impactchallenge.withgoogle.com/france2015
- Como votar: entre no site, assista aos vídeos dos projetos e clique em "VOTER". Dura apenas 3 segundos e você pode votar uma vez de cada aparelho (computador, tablet e celular)
- Data do resultado: 08/10

Contato :
Lois Warner
lwarner@ygen-edu.com
021 98620 9899

publié le 29/09/2015

haut de la page